No sábado, dia 17 de agosto, na EMEF Selvino Ritter, a equipe da Vigilância em Saúde realizará vacinação para cães e gatos e atualização da carteirinha para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), estará presente na VI Feira de Iniciação Científica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Selvino Ritter (R. Zeno Schmiedel, 977, no bairro Floresta) com diversas ações de saúde e vacinação. O evento ocorre no sábado, dia 17 de agosto, das 7h30 às 11h30, nas dependências da unidade de ensino. No local, as equipes da Vigilância em Saúde (Visa) estarão apresentando seu trabalho e informando sobre diversos assuntos.

Dentro da Feira, a Visa estará promovendo sua campanha contra a dengue, passando informações e formas de prevenção. Pais e responsáveis poderão também aproveitar este momento para realizar a atualização das carteiras de vacinação dos filhos e agregados, principalmente contra doenças como Tétano, Gripe, HPV, Meningite, Sarampo, Covid e Febre Amarela. Também estarão disponíveis testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

Vacinação também para cães e gatos
Além das vacinas para crianças e adolescentes, a Visa também promoverá a vacinação contra zoonoses de cães e gatos. As doses estão disponíveis para animais domésticos da comunidade estanciense. Para isso, basta trazer comprovante de residência, documento e carteira de vacinação. “Será um momento para difundir cuidados e prevenções. Serão três tipos de campanha ao mesmo tempo, para dessa forma, abranger a maior quantidade de moradores de Estância Velha de uma só vez”, destaca a coordenadora da Visa, Eliane Fleck.

Imunização contra a Dengue disponível nos postos
Estância Velha iniciou no dia 22 de junho a campanha de vacinação contra a dengue. A iniciativa já imunizou 422 adolescentes, que procuraram pela imunização. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), recebeu mais de 700 doses da vacina, que ainda está disponível nos postos de saúde do município. Nesta etapa estão sendo vacinados adolescentes de 10 a 14 anos, conforme quantitativo recebido e determinação do Ministério da Saúde. A vacina da dengue deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Zoonoses
A campanha de vacinação é realizada periodicamente e serve para prevenir zoonoses - doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas - e outras doenças para os pets. Nestas ações são oferecidas as vacinas antirrábica, para cães e gatos acima de três meses de vida, e polivalente múltipla, para os cães. Este último imunizante protege os animais contra as doenças como cinomose, parvovirose, coronavírose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose.

Data de publicação: 16/08/2024

Créditos: Robson Nunes