Em função das eleições, os canais de comunicação e divulgação da Prefeitura, assim como perfis de escolas e adjacentes serão adaptados durante o período de 5 de julho a 6 de outubro.

Em função das eleições municipais, os canais de comunicação e divulgação da Prefeitura de Estância Velha, assim como perfis de escolas e adjacentes serão adaptados durante o período que começa no dia 5 de julho (três meses antes do pleito) e vai até 6 de outubro. Os ajustes são necessários para atender às exigências impostas pela legislação eleitoral.

Parte do conteúdo no site da Prefeitura e nas redes sociais serão suspensos temporariamente, a fim de que não sejam publicados ou mantidos conteúdos que possam ser caracterizados como publicidade institucional, o que é vedado pela legislação eleitoral. As informações de relevante caráter público, contudo, permanecerão disponíveis.

Essas medidas são adotadas em decorrência do entendimento da Justiça Eleitoral de que, durante o período eleitoral, não podem ser mantidos conteúdos caracterizados como publicidade institucional, mesmo que o conteúdo seja datado de antes do início das restrições eleitorais.

Legislação
A lei que estabelece as normas para as eleições dispõe, dentre outras questões, sobre condutas vedadas aos agentes públicos durante os pleitos eleitorais. Uma das vedações trata da publicidade institucional.

De acordo com a lei (em seu artigo 73, inciso VI, alínea b), é vedado ao agente público, nos três meses que antecedem o pleito (com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado), a autorização de publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral.

Data de publicação: 02/07/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV