O ato foi realizado na Prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo

Na manhã de segunda-feira, dia 1º de julho, a Prefeitura de Estância Velha assinou o termo de adesão à Rede Brasileira Cidade das Crianças. O ato foi realizado na Prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo. O prefeito Diego Francisco compareceu a cerimônia, junto da coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Jaqueline Hansen. A partir de agora, Estância Velha passa a integrar uma rede de 17 cidades que levam um selo especial, que celebra o compromisso da Administração em prol de políticas públicas que aproximem as crianças da cidade e valorizem o olhar da primeira infância nos planos da Prefeitura.

“Estamos muito felizes com esse novo passo em direção a uma cidade mais segura e igualitária, onde as crianças possam brincar na rua sem qualquer tipo de restrição. Uma cidade que é boa para as crianças, é boa para todos nós”, descreve o prefeito Diego Francisco. Nos últimos anos, a Prefeitura de Estância Velha vem valorizando cada vez mais o olhar das crianças dentro da Administração Pública. Além disso, melhorou os índices de vagas nas escolas e diminuiu a mortalidade infantil, em um trabalho integrado entre todas as secretarias. O trabalho culminou no recente reconhecimento da Fundação Abrinq, concedendo o título de Prefeito Amigo da Criança.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), Jaqueline Hansen, essa nova integração vai se somar a todos os esforços feitos até aqui. “A adesão à Rede Brasileira Cidade das Crianças nos auxiliará a pensar ainda mais na participação infantil nas políticas públicas pela Primeira Infância de Estância Velha, dialogando e trocando saberes e práticas que já são consolidadas em outras cidades que já participam deste movimento”, avalia.

Criança na Cidade
A Prefeitura criou o Grupo de Trabalho Criança na Cidade, organizado por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC). A ferramenta colabora na construção de políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, e que no futuro vão refletir em todos os aspectos nas suas vidas. Atualmente também existe o Comitê de Escuta das Crianças, lançado em março. Ele conta com a participação direta das crianças e se reúne uma vez por mês.

Grupo Intersetorial de Trabalho
O Grupo de Trabalho Criança na Cidade é formado por um representante de cada secretaria, liderado pela coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen, e tem a responsabilidade de planejar e executar ações intersetoriais de conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância.

Data de publicação: 01/07/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Jefferson Cardoso (PMEV)