O tema principal do encontro foi de esclarecimento sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que tem como objetivo garantir a alfabetização a todas as crianças do país

A manhã de quinta-feira, 27 de junho, foi de alinhamento dos municípios da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) sobre alfabetização e os rumos da educação na região. Esta foi a primeira vez que o encontro de secretários de Educação da Amvag ocorreu em Estância Velha. O município se voluntariou para sediar o evento após o período de enchentes. Participaram representantes dos municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena e Sapiranga. Os secretários foram recebidos pelo secretário de Educação de Estância Velha, Gustavo Guedes, na sede da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).

O tema principal do encontro foi de esclarecimento sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada que tem como objetivo garantir a alfabetização a todas as crianças do país. Em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, seu foco está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.

O assunto foi debatido pelos representantes dos municípios após a palestra de Driele Severo, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS) e articuladora Estadual do programa do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, e da presidente estadual da UNDIME/RS Maristela Guasselli, que também é secretária de Educação de Novo Hamburgo. “Esta troca de experiências é sempre muito proveitosa para todas as equipes das secretarias de Educação da região”, comenta o secretário Gustavo Guedes.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 27/06/2024

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV