A vacinação para adolescentes de 10 a 14 anos segue em todas as unidades de saúde

Foi expressiva a adesão de adolescentes no primeiro dia de vacinação contra a dengue em Estância Velha. A campanha da Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), ocorreu em todas as unidades de saúde da cidade das 8h às 12h. Nesta primeira etapa foram vacinados 326 adolescentes de 10 a 14 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Além da vacinação contra a dengue, os Postos de Saúde também realizaram a atualização do calendário de vacinação para as demais faixas etárias. Foram aplicadas 141 doses de outras vacinas na atualização de carteiras de vacinação. Todos os Postos de Saúde do município seguem vacinando adolescentes de 10 a 14 anos, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, e nos horários da Saúde do Trabalhador de cada unidade de saúde.

A vacina da dengue deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Ao todo, nesta primeira leva, o Município recebeu 714 doses do imunizante.

Dengue
Estância Velha tem atualmente 1263 casos da doença e dois óbitos no ano de 2024. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas. O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da dengue. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada de mosquitos fêmea infectados. Após o período de incubação (4-10 dias), um mosquito infectado é capaz de transmitir o vírus pelo resto de sua vida.

Ações de combate ao mosquito
Estância Velha segue com medidas preventivas no combate ao mosquito da dengue.
- Visitas diárias pelos bairros da cidade pelos Agentes de Endemias
- Projeto Ovitrampas: são armadilhas com uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito. As fêmeas do Aedes aegypti depositam os seus ovos neste ambiente, e então os agentes de controle de endemias fazem o monitoramento e a avaliação necessária, determinando ou não a intervenção. Caso o número de ovos seja muito alto, são realizadas ações para eliminar os focos da região.
- Pulverização em locais estratégicos de maior incidência de casos suspeitos, como escolas, Postos de Saúde, cemitérios, borracharias, floriculturas
- Circuito da Dengue - atividade focada na conscientização das crianças
- Ação contínua dos agentes de endemias visitando residências
- Mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEOSU)

Cuidados e prevenções
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água, e mantenha a lixeira bem fechada;
- Mantenha suas calhas limpas e desentupidas, assim como canos e ralos;
- Mantenha sua caixa d'água limpa e com a tampa bem fechada, assim como tonéis e barris;
- Não deixe água acumulada sobre a laje, e elimine qualquer água que estiver parada;
- Encha de areia os pratos das plantas e os cacos de vidro nos muros;
- Utilize cloro para tratar a água de piscinas;
- Retire a água acumulada em flores e plantas;
- Caso tiver pneus velhos, faça furos ou mantenha-nos cobertos;
- Troque a água dos seus animais de estimação diariamente, e mantenha os recipientes limpos;
- Mantenha garrafas vazias, com a boca para baixo.

Como denunciar
Para realizar denúncias de possíveis focos de dengue ou descuidos com a proliferação da doença, você pode entrar em contato com a Vigilância através do número (51) 3551-1417 ou pelo e-mail (gabinete.secsaude@estanciavelha.rs.gov.br). Os horários de atendimento são de segunda a sexta das 7h às 12h e 13h às 17h.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 24/06/2024

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Vitoria Constante/Decom-EV