Próximo encontro será no dia 9 de julho na Secretaria de Educação e Cultura

Na noite de terça-feira, 18 de junho, aconteceu o segundo encontro do Comitê de Escuta das Crianças, na sede da Guarda Municipal no Centro. O local do segundo encontro foi sugerido pelos próprios integrantes do Comitê. “Eles tinham curiosidade de saber detalhes sobre o trabalho da Guarda Municipal”, explica a coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen. As crianças conheceram as dependências da GM, foram informadas sobre as funções da Guarda, e as diferentes frentes de trabalho, como ROMU, Mulheres Protegidas e outros programas específicos da corporação de Estância Velha. Visitaram a Central de Monitoramento e não esconderam a surpresa ao perceberem que a cidade é vigiada 24h por dia pelos agentes.

Participaram do encontro com as crianças, além dos agentes da GM, a coordenadora do projeto Jaqueline Hansen, a professora Maria do Carmo Uchôa e o secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar, Renan Mallmann. “Ficamos muito satisfeitos em constatar que as crianças desfrutam da sensação de segurança em Estância Velha, conforme nos relataram. Saber que oferecemos esta sensação para nossos pequenos estancienses é motivo de muita alegria”, comenta Mallmann.

Próximo encontro
O próximo encontro do grupo já está marcado para o dia 9 de julho, às 17h30 na sede da Secretaria de Educação e Cultura. Conforme Jaqueline, a tarefa das crianças para o próximo encontro é trazer o desenho de algum lugar que gostam de brincar ou estar em Estância Velha. “Nosso objetivo é fazer as crianças pensarem na cidade com o sentimento de pertencimento e sugerirem melhorias em espaços públicos com o olhar crítico infantil”, explica a professora Jaqueline.

Integrantes do 1º Comitê de Escuta das Crianças
João Gabriel dos Santos
Laura Gabriely Nicolay da Silveira
Lucas Heydrich Schiling
Martha Mariah Dias da Costa
Murilo de Vargas Goes
Nathan Machado Heck
Vitor Gabriel Frazão

Comitê de Escuta das Crianças
O Grupo de Trabalho Criança na Cidade, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), criou esta ferramenta que irá colaborar na construção de políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, e que no futuro irão refletir em todos os aspectos nas suas vidas. O Comitê de Escuta das Crianças chega com o intuito de contar com a participação das crianças na construção de uma cidade cada vez mais voltada às necessidades da infância.

O Comitê de Escuta das Crianças é uma instância consultiva que busca oportunizar a participação das crianças com sugestões e demandas em diferentes segmentos na cidade. Serão oportunizados encontros com diferentes propostas de escuta das crianças, utilizando-se de ações como: reuniões, saídas de campo, visitação a espaços da gestão, jogos e brincadeiras. O projeto piloto contempla 7 crianças de 9 a 11 anos, matriculadas e residentes em Estância Velha. Os encontros acontecerão uma vez ao mês, em terças-feiras, das 17h30 às 19h, em locais a serem definidos.

Data de publicação: 21/06/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV