Todas as doações serão encaminhadas para os municípios vizinhos atingidos pela enchente

Solidária com a tragédia climática que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Estância Velha engajou-se na campanha de arrecadação de doações para auxiliar no atendimento das vítimas atingidas pela enchente, principalmente da região do Vale dos Sinos. Além de abrigar os desalojados em quatro locais diferentes atendendo cerca de 600 pessoas, a Prefeitura abriu um centro de arrecadação e distribuição de doações, recebendo desde água potável, material de limpeza, higiene pessoal, roupas, colchões e alimentos não perecíveis. O local encerrará suas atividades na quarta-feira, dia 29 de maio, às 17 horas.

As doações foram recebidas desde o dia 1º de maio, na sede da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), no Centro. Todos os dias o local recebia doações vindas de estancienses, além de receber caminhões com doações vindos de diversos lugares do Brasil. Depois de organizadas as doações, elas eram distribuídas para moradores dos municípios das redondezas. Voluntários trabalharam incansavelmente na organização das doações e também na distribuição. “Estância Velha tem uma vocação solidária muito forte, e nós enquanto Poder Público sempre tentamos fazer a nossa parte. Recebemos, organizamos e distribuímos as doações com o objetivo de diminuir a dor das pessoas atingidas por este caos”, comenta o prefeito Diego Francisco.

Doações serão encaminhadas para cidades atingidas
Conforme avaliação da equipe que acompanha o desenrolar dos acontecimentos, este período de arrecadação e distribuição de doações foi realizado com sucesso, durante um mês. “Estamos encerrando esta etapa e fechando o centro de arrecadação nesta quarta-feira, com a certeza de que fizemos um excelente trabalho durante este período, ajudando muita gente”, diz o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Plínio dos Santos. Tudo que foi arrecadado será encaminhado para os centros de arrecadações dos municípios vizinhos atingidos pela enchente, para que continuem sendo distribuídos.

Defesa Civil segue em alerta
A Defesa Civil de Estância Velha segue em alerta e monitorando áreas de risco na cidade. Em caso de necessidade, o órgão atende pelo telefone (51) 99849-1761. O Corpo de Bombeiros, pelo (51) 3561-0837, e a Guarda Municipal, pelo 153, ou (51) 3561-9278, também são opções.

Data de publicação: 28/05/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV