Atividade faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município desde 2022

Na tarde desta quinta-feira, dia 23 de maio, aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner, uma atividade inserida na Semana Municipal do Brincar, desenvolvida com os servidores públicos municipais e alunos da Escola de Educação Infantil Mundo da Criança. A atividade foi planejada pelo Grupo de Trabalho Criança na Cidade, que tem a responsabilidade de planejar e executar ações intersetoriais pela primeira infância.

A lei 2634/2022 que regulamenta a Semana Municipal do Brincar prevê que todos os órgãos públicos municipais possam desenvolver atividades lúdicas em praças, ruas, associações de bairro, fortalecendo os vínculos positivos, bem como o convívio e interação entre todas as idades. Há muitos anos Estância Velha comemora a Semana Mundial do Brincar, que é uma data mundialmente celebrada, com o objetivo de garantir o direito das crianças ao brincar e reforçar a importância disso para o seu desenvolvimento.

Neste ano, impactados pela situação climática caótica em todo o Estado, com muitas pessoas desabrigadas, o momento remete a pensar ainda mais o brincar como forma de afeto, acolhimento, amor, escuta , trocas, doação e muita resiliência. “Que possamos refletir o quanto dedicamos um tempo para brincar ou interagir com nossas crianças e buscar momentos para fortalecimento desses vínculos”, comenta Jaqueline Hansen, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), integrante do Grupo de Trabalho Criança na Cidade.

“Estamos fazendo o possível para tornar este momento triste o mais leve possível principalmente para as crianças atingidas. Todos foram acolhidos com muito carinho, e que desta forma possamos deixar um legado de esperança, respeito e força para todas as pessoas atingidas”, explica o prefeito Diego Francisco. Também na quinta-feira, dia 23 de maio, o abrigo montado na Comunidade Católica, no Centro, recebeu brinquedos infláveis e um momento especial de recreação para as crianças abrigadas.

Calendário Oficial de Eventos
A Semana do Brincar, que faz parte do calendário escolar há oito anos, virou lei (2634/2022) em Estância Velha, em outubro de 2022, e também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município. O objetivo da ideia é ampliar o momento do brincar para além das escolas, estimulando ações para chamar a atenção da sociedade para a importância do brincar em diferentes faixas etárias.

A Semana do Brincar que acontece sempre na última semana de maio, tem como objetivo a valorização do brincar na vida das crianças, o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância, o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras, e reconhecimento da importância do brincar para a promoção de uma boa saúde física e mental em todas as fases da vida.

Ações da Semana Municipal do Brincar
* Ações brincantes nas escolas e Espaço Cultural
* ⁠Momentos Brincantes nas repartições públicas
* ⁠Brincadeiras nos abrigos