Eles servem para oferecer aos usuários um lugar que contribua para melhorar suas necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais, mantendo o contato com a natureza.

A Secretaria de Saúde (SMS) de Estância Velha, local onde normalmente são realizados atendimentos e agendamentos de toda a comunidade, agora também é uma área projetada para o bem-estar e recuperação. Isso porque o local foi reformado, transformando parte de seu pátio e mobiliário, em um Jardim Terapêutico. O novo ambiente foi pensado para oferecer aos usuários um lugar que também possa contribuir com suas melhoras, necessidades físicas, psicológicas e manter um ambiente em harmonia com a natureza. Quem passa pelo local já sente a diferença. Como inauguração simbólica, na tarde de terça-feira, dia 22 de maio, o prefeito Diego Francisco realizou o plantio de uma muda de orégano no espaço.

A ideia do Jardim Terapêutico surgiu a partir da mestranda (da UERGS) em Ambiente e Sustentabilidade, Andrea da Silveira dos Santos, que tem sua linha de estudos em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento. “Surgiu a ideia e a secretaria levou adiante, creio que somos a única secretaria do Estado com um espaço como este” cita Andrea, que trabalha no setor de Fiscalização de Contratos. Com nova pintura, bancos e ajardinamento, o local também recebeu diversas plantas, cada uma com um significado diferente (confira abaixo). Com a iniciativa, outros espaços da SMS também devem receber novos Jardins Terapêuticos.

Para o prefeito Diego Francisco, o trabalho da Administração tem que sempre pensar no bem-estar da comunidade. “Não é porque é serviço público, que precisa ser simples. Precisamos impor qualidade em todos nossos processos”, aponta. O investimento na reforma da fachada e pátio da Secretaria da Saúde não foi expressivo (R$ 6.300,00), mas o retorno já é visto no dia a dia. “Já vemos as pessoas elogiando o local, já vemos a população com outra expressão ao chegar aqui”, completa Andrea.

O que são Jardins Terapêuticos?
Áreas projetadas para proporcionar bem-estar e contribuir para a recuperação da saúde de um determinado público (crianças ou adultos doentes, por exemplo). Geralmente são construídos em hospitais, clínicas, asilos e até mesmo regiões com alto índice de violência. Eles servem para oferecer aos usuários um lugar que contribua para melhorar suas necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais, mantendo o contato com a natureza.

Especialistas tem registrado grandes benefícios de uso de jardins, parques e espaços verdes, tanto dentro como fora dos ambientes de saúde, como redução de estresse, melhora no sono, redução da ansiedade e depressão, associada ao aumento da felicidade, redução da agressividade, redução dos sintomas de TDAH, diminuição da pressão arterial, melhora da recuperação de cirurgias, melhora da saúde geral, aumento da expectativa de vida, melhora em doentes crônicos e ajuda no paciente a evocar seus próprios recursos de cura.

Benefícios do Jardim Terapêutico e algumas plantas:
Lavanda, Camomila, Alecrim - Ajuda a reduzir o estresse e ansiedade
Hortelã, Manjericão, Tomilho - Estimula a criatividade e a concentração
Girassol, Margarida, Crisântemo - Melhora o humor e a autoestima
Aloe Vera, Erva-cidreira, Gengibre - Fortalece e previne doenças
Rosa, Jasmin, Hortênsia - Estimula o contato com a natureza e prática de atividades físicas

Fonte: PMEV

Data de publicação: 22/05/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Robson F. Nunes/PMEV