Próxima etapa está prevista para o início do mês de junho

No sábado, dia 18 de maio, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou mais uma ação no combate ao mosquito da dengue. A atividade amplia o escopo de ações que já são realizadas diariamente, como as visitas dos agentes de endemias e o programa de ovitrampas.

Foram pulverizadas sete escolas de educação infantil, seis escolas de ensino fundamental e três postos de Saúde, em diferentes bairros da cidade. Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Eliane Fleck, “os pontos foram estrategicamente escolhidos conforme a incidência de casos da dengue”.

O inseticida aplicado serve para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e tem uma duração de até seis meses. “Combater o mosquito já adulto não é a melhor maneira, por isso, contamos com o apoio de toda a população para manter os alertas de não deixar água parada nos pátios”, afirma Eliane.

A técnica aplicada foi a borrifação intradomiciliar residual (BRI), que é baseada na biologia e ecologia do mosquito. Ela consiste na aplicação de inseticida com alto poder residual nos locais preferenciais de repouso do vetor. Esta aplicação é realizada dentro dos prédios e direcionada para algumas paredes.

Próxima etapa em junho
A pulverização de sábado foi realizada nas escolas EMEI Sol Nascente, EMEI Mundo das Crianças, EMEI Estância das Crianças, EMEF Érico Veríssimo, EMEF Germano Dauernheimer, EMEI Recanto das Rosas, EMEI Veneza, EMEI Amiguinhos do União, EMEF Walter Jacob Bauermann, EMEF Selvino Ritter, EMEF José de Alencar, EMEF Otávio Rocha, EMEI Recanto do Floresta e nos Postos de Saúde Nova Estância, Floresta e Centro. No início do mês de junho está prevista uma nova etapa de pulverização em locais a serem definidos conforme a maior incidência de casos da dengue.

Data de publicação: 20/05/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV