Tribunal de Justiça, Ministério Público e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizaram ação durante a segunda-feira, dia 13 de maio

Na tarde de segunda-feira, dia 13 de maio, o Tribunal de Justiça - Comarca Estância Velha, por meio do juiz Maurício da Rosa Ávila, juntamente com o Ministério Público, com o promotor Bruno Carpes, e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com a coordenadora Carol Vanzin Hoffmann, realizaram uma ação conjunta, para a solicitação da segunda via de Certidões de Nascimento para as pessoas que estão desabrigadas em Estância Velha.

A força tarefa registrou 150 solicitações nos abrigos da Igreja Católica, Rincão Gaúcho e Rincão dos Ilhéus. Na terça-feira, dia 14, a ação também ocorre no abrigo da Igreja Luterana, no Centro. “A Certidão de Nascimento é o documento base para que todos os outros documentos sejam solicitados posteriormente”, explica Carol Vanzin. “Além disso, com a Certidão de Nascimento os desabrigados poderão requerer benefícios e reorganizar a vida nas suas cidades de origem”, completa. O sistema para confecção de Carteiras de Identidade, com sede em Porto Alegre, está fora do ar por causa das enchentes, sem previsão de retorno.

As Certidões de Nascimento solicitadas levam de 30 a 60 dias para serem entregues. A entrega e distribuição das certidões ficam sob a responsabilidade do CREAS de Estância Velha, que se encarregará de fazer chegar às mãos dos solicitantes, estando elas ainda abrigadas na cidade ou não.

Data de publicação: 13/05/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV