A Castra Ação foi realizada nesta quinta-feira, 25 de abril

Mais uma edição do “Castra Ação” foi realizada nesta quinta-feira, dia 25 de abril. Dessa vez, foram encaminhadas 44 castrações de cães e gatos (24 cães e 20 gatos). A ação da Prefeitura de Estância Velha ocorreu no PAC - Pavilhão de Atividades Culturais, no Centro, promovido pela Prefeitura de Estância Velha por meio da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE).

A campanha promove o controle populacional de animais domésticos no município, além de proporcionar mais saúde para os bichinhos. Algumas das empresas utilizaram a estratégia de recolher os animais e transportá-los para a castração no mesmo dia e trazendo-os de volta na manhã seguinte (26 de abril).

Chipagem
Todos os cães e gatos que forem castrados com a Prefeitura, na hora da cirurgia terão implantados o “microchip pet”. O aparelho é do tamanho de um grão de arroz e tem a função de armazenamento de informações sobre o pet, como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e até mesmo dados do tutor. O chip é importante para casos de abandono no qual é possível identificar o autor do abandono. Vale ressaltar que o chip não faz rastreamento em tempo real, ele apenas serve como um identificador.

Quem tem direito e como solicitar a castração em Estância Velha?
Para solicitar a castração é preciso entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654. O departamento realiza uma avaliação para saber se o solicitante está dentro dos critérios, que são: famílias de baixa renda com animais sem raça definida e adotantes da Feirinha de Adoção, que acontece todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro.

Data de publicação: 26/04/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV