O dia 16 de abril de 2024 ficará marcado na história do Hospital Municipal Getúlio Vargas, de Estância Velha. Neste dia, foi realizada pela primeira vez nos quase 85 anos de sua criação, a sua primeira cirurgia por vídeo. O procedimento realizado foi o de retirada da vesícula e os cálculos biliares (colecistectomia), utilizando a técnica de videolaparoscopia. Para isso, o Hospital utilizou pela primeira vez a sua Torre de Vídeo. O equipamento foi adquirido com recursos de uma rifa realizada em prol do Hospital, que foi realizada pela sociedade civil, com contrapartida da Prefeitura. O equipamento, que veio acompanhado de dois kits cirúrgicos, teve o investimento de R$ 290 mil.

“Esse é mais um momento marcante na história da nossa cidade e uma conquista importante para todo estanciense”, aponta o prefeito Diego Francisco. Com a utilização da Torre de Vídeo, os procedimentos cirúrgicos se tornam mais eficazes e menos invasivos. No procedimento realizado dia 16, por exemplo, foram necessárias somente três pequenas incisões feitas no abdômen do paciente para a inserção das ferramentas cirúrgicas de vídeo. Conforme a diretora do Hospital Getúlio Vargas, Denise Reis, o procedimento durou aproximadamente uma hora e meia. “Ele realmente apresenta inúmeras vantagens e uma melhor recuperação do paciente”. Neste caso, o paciente em questão recebeu alta 24 horas após a cirurgia.

Rifa
A rifa, que teve lucro de R$ 167 mil, distribuiu um automóvel (doado pelo empresário Orlei Antônio Wantz, dono do Penka Automóveis), um ar-condicionado (doado pela Fruteira e Açougue do Rui), uma geladeira (doada pela Exatus Assessoria e Contabilidade), uma TV 43 polegadas (doada pelo Mercado e Açougue Mano), e uma bicicleta aro 26 (doada pela Pró-Bike).

Data de publicação: 25/04/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV