Evento reuniu cerca de 60 mil pessoas durante seus nove dias de programação

O 41º Kerb de Estância Velha encerrou no domingo, dia 21 de abril, com chave de ouro. Depois de nove dias repletos de celebração da cultura germânica - e principalmente bicentenário da colonização alemã -, o evento reuniu cerca de 60 mil pessoas que passaram pelo parque especialmente montado no entorno da Praça 1º de Maio, no Centro, e do Pavilhão de Artes Culturais (PAC). Para o prefeito Diego Francisco e a organização da festa, o 41º Festival de Kerb vai ficar na história como um dos mais importantes, mesclando grandes atrações nacionais com o melhor das bandas tradicionais. “Conseguimos reunir o público tradicional e agregar novos interessados na nossa festa, garantindo que a tradição seja cada vez mais transmitida para as novas gerações, mas acima de tudo, quero agradecer a todos que fizeram parte deste evento, tanto nos bastidores quanto nas programações. É uma festa do nosso povo feita para todos”, afirmou.

No segundo final de semana do evento, o ponto alto da festa ficou com a apresentação da dupla sertaneja Guilherme & Benuto, que sacudiram um público com cerca de 10 mil pessoas com seus sucessos como “Manda um Oi” e “Haja Colírio”. Antes deles, a estrela em ascensão Marina Pimenta abriu o show e também arrancou aplausos do público.

Tradição colocada à prova
O sábado, dia 20, registrou a tradicional disputa dos tradicionais Grupos de Camiseta nos Jogos Germânicos. No parque do Kerb o espaço recebeu uma disputa saudável com jogos clássicos, como corrida de carrinho de mão e o corte de lenha. Na sequência, a Praça recebeu o colorido das apresentações dos grupos folclóricos e a segunda eliminatória do Chope em Metro. A tradição transbordou ainda mais com a Maior Polonaise da História, onde os festeiros ficaram dançando por mais de uma hora seguida. “Queremos agradecer a todos que participaram e ajudaram a deixar a festa ainda mais bela e acolhedora. Para isso, nossos grupos de dança e de camiseta são essenciais”, descreveu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Gabriel Berlitz.

Último dia
No último dia de Kerb, tudo começou com a missa rezada em alemão, que reuniu centenas de fieis e admiradores na Paróquia Sagrada Coração de Jesus, no Centro. E claro, a festa no Centro encerrou com chave de ouro com as apresentações do Musical San Francisco, Indústria Musical, Bibiana Bolacell e a Orquestra La Montanara.

Data de publicação: 22/04/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV