Serão 14 pontos estratégicos que receberão o processo de pulverização

Dando continuidade às ações permanentes de combate ao mosquito da dengue, a Prefeitura de Estância Velha realiza no sábado, dia 20 de abril, uma ação de pulverização em diferentes regiões da cidade. A atividade é organizada pela Secretaria de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde (Visa), e amplia o escopo de ações que já são realizadas diariamente, como as visitas dos agentes de endemias e o programa de ovitrampas. Serão 14 pontos estratégicos que receberão o processo de pulverização (confira programação abaixo).

O inseticida que será aplicado serve para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti e trata-se de uma medida adicional, e que, por mais que a população veja como determinante, não é o meio ideal, que deve ser sempre focado na eliminação dos criadouros do mosquito. “Combater o mosquito já adulto não é a melhor maneira, por isso contamos com o apoio de toda a população para manter os alertas de não deixar água parada nos pátios”, afirma a coordenadora da VISA, Eliane Fleck.

A técnica aplicada será a borrifação intradomiciliar residual (BRI), que é baseada na biologia e ecologia do mosquito. Ela consiste na aplicação de inseticida com alto poder residual nos locais preferenciais de repouso do vetor. Esta aplicação direcionada é realizada dentro dos prédios e direcionada para algumas paredes. O inseticida tem uma duração de até seis meses. Atualmente, o município tem 661 casos positivos da doença.

Cronograma de aplicação:
Manhã
8h - EMEI Flores do Campo e Posto de Saúde Rincão 2
8h45 - Posto de Saúde Campo Grande e EMEF Presidente Kennedy
9h30 - EMEF Reinato Trein e EMEI Criança Feliz
10h15 - EMEF Anita Garibaldi e Posto de Saúde Lago Azul

Tarde
13h - EMEI Raios do Sol Nascente e Posto Ilhéus 1
13h45 - EMEF Pedro de Quadros e EMEF Nicolau Anselmo Wecker
14h30 - EMEI Rincão dos Pequeninos e EMEF Fernando Ferrari

Fonte: PMEV

Data de publicação: 18/04/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Robson F. Nunes/PMEV