Domingo, dia 14, foi dia de troca de faixas e posse do novo casal de Reis do Kerb 2024

No domingo, 14 de abril, após o culto de celebração na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a comitiva de kerb puxada pela Bandinha Municipal percorreu as principais ruas de Estância Velha. O casal de Reis do Kerb de 2023, acompanhado do Casal Reis do Kerb de 2024, o vice-prefeito Airton Haag e membros da comunidade acompanharam a programação e se divertiram caminhando até a sede da Ordem Auxiliadora Senhoras Evangélicas (OASE), onde aconteceu a solenidade oficial da troca de faixas dos Reis do Kerb e o tradicional almoço de Kerb.

A troca de faixas aconteceu num clima de muita emoção, quando o casal Henrique Bohnenberger e Muriel Dilly Bohnenberger, se despediu do posto. “Vivemos momentos inesquecíveis como os Reis do Kerb da nossa cidade”, relatou Henrique Bohnenberger. Muriel Bohnenberger prometeu que o casal seguirá acompanhando as festividades e cultivando as tradições alemãs. Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich receberam oficialmente as faixas de Reis do Kerb 2024 e se emocionaram. “Quem me conhece sabe que amo o Kerb, estamos muito animados e queremos viver intensamente cada momento desta festa maravilhosa”, conta Luana Winter Weinrich. “Agradecemos pela honra de representar a maior festa alemã da região”, agradeceu Marcelo Weirich.

A solenidade contou com a participação de todos os casais ex-Reis do Kerb ao longo dos anos no município, que posaram para a tradicional foto oficial dos Reis do Kerb, agora com a presença do casal Marcelo e Luana Weirich. Logo após a troca de faixas todos comemoraram a abertura simbólica do primeiro barril de chope da 41ª edição do Festival de Kerb de Estância Velha. Após o tradicional almoço, as festividades seguiram no palco do evento na Praça 1º de Maio e no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein (PAC), no Centro.

A história do kerb
Um dos momentos mais tradicionais da cultura alemã é o desfile da Comitiva de Kerb pelas ruas da cidade. A festa do Kerb surgiu logo após a inauguração da igreja, com missa ou culto, quando a comunidade seguia em comitiva até o local da festa, com muita música, fogos, gastronomia tradicional, chopp e desfiles de carros alegóricos. Ela foi idealizada pelos primeiros imigrantes em 1824, que criaram a festa com a intenção de integrar as comunidades alemãs que viviam no Brasil. Estância Velha mantém a tradição dos seus colonizadores e realiza este ano a sua quadragésima primeira edição, com o tema do bicentenário da colonização alemã na região.

Data de publicação: 15/04/2024

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Sandra Costa (PMEV)