Encontro foi realizado na Indústria do Conhecimento SESI, junto à Praça Leonel Brizola.

Na tarde de terça-feira, 26 de março, ocorreu o segundo encontro dos Orientadores Educacionais da Secretaria de Educação e Cultura de Estância Velha (SEMEC). Os encontros mensais têm como objetivo compartilhar dados, experiências e vivências, em diferentes situações da aprendizagem.
O encontro desta terça-feira aconteceu na Indústria do Conhecimento SESI, junto a Praça Leonel Brizola. A reunião de Orientadores Educacionais trouxe temas importantes focando na criança, tratando da valorização e importância da 1ª Infância (conduzida pela coordenadora Pedagógica Jaqueline Hansen), bem como, maneiras de auxiliar as crianças e jovens com o tema Luto, conduzido pela psicóloga Emanuele Klein. Segundo a Coordenadora da SEMEC, Anelise Muller, o próximo encontro terá como temática a Busca Ativa, onde será apresentada a FICAI 4.0. “Também serão pensadas estratégias coletivas para o trabalho preventivo no abandono escolar”, explica.
Orientador Educacional
No ano de 2022, a SEMEC iniciou a caminhada com a inserção de Orientadores Educacionais em três escolas, com a intenção de ampliar a oferta em todas as Escolas de Ensino Fundamental. Na época, a avaliação resultou em significativa melhora na aprendizagem, redução das taxas de reprovação, diminuição da evasão escolar e maior envolvimento da comunidade na escola. Em 2023 a Secretaria inseriu Orientadores Educacionais em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental, fator mantido em 2024.
Atualmente a demanda é conduzida pela coordenadora pedagógica geral Anelise Muller, juntamente com a Assistente Social Edi Dahmer e a psicóloga Emanuele Klein, em um sistema de colaboração. As reuniões acontecem de forma mensal, na qual há o alinhamento da função, bem como, temas de capacitação.
Na escola, o Orientador Educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos das crianças.

Data de publicação: 26/03/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV