Reserva Ecológica receberá revitalização do acesso e construção de uma sede para atender os visitantes

A Prefeitura de Estância Velha autorizou o início das obras para as melhorias e qualificação da Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, mais conhecida como “Matinho da Prefeitura”, no bairro União. A empresa vencedora da licitação foi a K&K, e o investimento total será de R$ 208 mil, provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA). Na tarde de segunda-feira, dia 25 de março, o prefeito Diego Francisco, junto com a secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, Viviane Diogo, e do Chefe de Gabinete, Juliano Ferretto, foi até o local, onde foi realizada uma vistoria junto com a empresa responsável. “Este é mais um lugar que vai ganhar uma qualificação expressiva, resgatando seu uso e utilidade junto à comunidade”, afirma o prefeito. As melhorias começam já na próxima semana.

A obra prevê a construção de uma sede em formato container, que disponibilizará um espaço para atividades de pequenos grupos, além de banheiros com acessibilidade e uma nova entrada. Na parte superior da sede haverá um espaço para práticas de sensibilização e educação ambiental. O acesso à Reserva Ecológica será totalmente reformulado, com melhoria nas escadas e pórtico de acesso, além da construção de uma rampa acessível, para pessoas com dificuldade de locomoção.

Trilhas e visitações
O Matinho da Prefeitura tem uma área de 3,4 hectares, localizada no final da rua Machado de Assis. O local é muito procurado por grupos da rede de ensino de Estância Velha, de empresas e comunidade em geral, para a realização de trilhas consideradas de pequena dificuldade. Na trilha, que dura em torno de uma hora, é possível apreciar a vegetação nativa, formada por plantas típicas do bioma da Mata Atlântica. Conforme a secretária de Meio Ambiente de Estância Velha, Viviane Diogo, atualmente, o local está aberto à visitação da população. “Para a realização de trilhas guiadas é necessário fazer o agendamento na SEMAPA”, esclarece a secretária.

No ano de 2023, cerca de 1.200 pessoas participaram de trilhas guiadas, e a previsão é de que no ano de 2024 este número aumente bastante, especialmente com as melhorias que devem durar em torno de quatro meses para serem concluídas. Interessados em conhecer e participar das atividades desenvolvidas na Reserva Ecológica, podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), pelo telefone (51) 3561-4050.

Data de publicação: 26/03/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV