Mais uma edição do “Castra Ação” foi realizada na quinta-feira, dia 21 de março. Dessa vez, foram encaminhadas 116 castrações de cães e gatos. A ação da Prefeitura de Estância Velha movimentou diferentes bairros e localidades da cidade, com organização da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE). A campanha promove o controle populacional de animais domésticos no município, além de proporcionar mais saúde para os bichinhos. "A castração de animais é essencial para promover a proteção dos nossos animais, dessa forma garantimos o bem-estar dos companheiros de quatro patas", comenta o secretário da SESEBE, Renan Mallmann.

A ação ocorreu nos bairros Sol Nascente, com a Clínica Simonetti; Centro, com a Clínica Petsenna; União, com a Clínica Bicharada e Campo Grande, com a Clínica Vivivet. Algumas das empresas utilizaram a estratégia de recolher os animais e transportá-los para a castração no mesmo dia e trazendo-os de volta na manhã seguinte (22 de março). De acordo com o morador Carlos Sandro dos Santos, do bairro Campo Grande, a iniciativa da Prefeitura é essencial. “Assim não temos tanta população de cachorros nas ruas, e isso é muito importante”. Ele levou sua cadela Judite, uma adulta adquirida nas Feiras de Adoção da Prefeitura, no ponto de encontro formado no CTG Estância do Campo Grande.

Chipagem
Todos os cães e gatos que forem castrados com a Prefeitura, na hora da cirurgia terão implantados o “microchip pet”. O aparelho é do tamanho de um grão de arroz e tem a função de armazenamento de informações sobre o pet, como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e até mesmo dados do tutor. O chip é importante para casos em que o bichinho se perder e dessa forma uma clínica ou ONG pode entrar em contato. O mesmo vale para casos de abandono no qual é possível saber quem praticou o ato. Vale ressaltar que o chip não faz rastreamento em tempo real, ele apenas serve como um identificador.

Quem tem direito e como solicitar a castração em Estância Velha?
Para solicitar a castração é preciso entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654. O departamento realiza uma avaliação para saber se o solicitante está dentro dos critérios, que são: famílias de baixa renda com animais sem raça definida e adotantes da Feirinha de Adoção, que acontece todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro.

Data de publicação: 21/03/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Vitoria Constante (PMEV)