Equipamentos são usados em locais de difícil acesso e visibilidade

Já nos primeiros dias de experiência com o uso de drones, a Prefeitura de Estância Velha, a partir da Secretaria de Saúde (SMS) e Vigilância em Saúde (Visa), já encontrou diversos pontos de difícil acesso com focos de dengue. Na tarde de segunda-feira, dia 19 de fevereiro, os locais vistoriados pelas equipes da SMS foram os bairros União e Lago Azul, onde foram encontrados caixas d' água e cisternas abertas, uma piscina vazia com caixa exposta e outra sem limpeza. Já na terça-feira, dia 20, o bairro visitado foi o Rincão dos Ilhéus.

O Brasil e o Estado do Rio Grande do Sul estão em alerta contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Atualmente, o município tem 29 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo destes, 17 positivos e 12 negativos. Além disso, o número de ovos encontrados nas armadilhas posicionadas em locais estratégicos da cidade já contabiliza também um expressivo aumento, assim como as denúncias da comunidade junto à Visa.

Conscientização
Pensando nisso, a Prefeitura também quer que a comunidade tome conhecimento de onde e como o mosquito pode se proliferar. Isso porque invariavelmente a Vigilância acaba recebendo denúncias de locais que provavelmente não são encontrados os ovos ou mesmo o mosquito. Conforme a coordenadora da Visa, Eliane Fleck, é necessário saber conhecer para otimizar o trabalho. “Muita gente acha que em mato alto, bueiros, água corrente, arroios ou mesmo esgoto a céu aberto são locais onde o mosquito vai depositar seus ovos, e na verdade não. A fêmea do Aedes aegypti prefere sempre um vaso com água limpa, e essa armadilha várias vezes está mais próxima ou mesmo no terreno de nossas casas do que nesses outros locais”, argumenta.

Pulverização e mutirão
Além dos drones, a Visa realiza diariamente visitas nas propriedades dos bairros do município e recentemente foi executada a pulverização com o inseticida Fludora que obedece normas técnicas e é distribuído pelo Estado. Este inseticida é preventivo e não é comercializado. A ação de pulverização deve se repetir no dia 21 de fevereiro em pontos estratégicos. “Estamos aguardando outro tipo de veneno para começar a passar nas residências dos casos confirmados (positivos)”, explica Eliane Fleck, coordenadora da Visa.

No sábado, dia 24 de fevereiro, os agentes de endemias, em parceria com a Secretaria de Obras (SEOSU), realizarão um mutirão de limpeza pelos bairros do município, começando pelo bairro Rincão dos Ilhéus. “Essa é mais uma das ações de prevenção realizadas pela Vigilância em Saúde, no combate à dengue”, diz Eliane. O mutirão ocorre das 9h às 12h. Além de recolher entulhos de possíveis focos de ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, a equipe da Vigilância em Saúde distribui folhetos explicativos sobre a prevenção da dengue.

Cuidados e prevenções

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água, e mantenha a lixeira bem fechada;
- Mantenha suas calhas limpas e desentupidas, assim como canos e ralos;
- Mantenha sua caixa d'água limpa e com a tampa bem fechada, assim como tonéis e barris;
- Não deixe água acumulada sobre a laje, e elimine qualquer água que estiver parada;
- Encha de areia os pratos das plantas e os cacos de vidro nos muros;
- Utilize cloro para tratar a água de piscinas;
- Retire a água acumulada em flores e plantas;
- Caso tiver pneus velhos, faça furos ou mantenha-nos cobertos;
- Troque a água dos seus animais de estimação diariamente, e mantenha os recipientes limpos;
- Mantenha garrafas vazias, com a boca para baixo.

Como denunciar
Para realizar denúncias de possíveis focos de dengue ou descuidos com a proliferação da doença, você pode entrar em contato com a Vigilância através do número (51) 3551-1417 ou pelo e-mail (gabinete.secsaude@estanciavelha.rs.gov.br). Os horários de atendimento são de segunda a sexta das 7h às 12h e 13h às 17h.

Data de publicação: 20/02/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Vitoria Constante (PMEV)