Equipamentos são usados em locais de difícil acesso e visibilidade

Baseados nos alertas do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), está intensificando ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Atualmente, o município tem 23 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo destes, 15 positivos, 9 negativos e 2 aguardando resultado.

Com isto, a Vigilância em Saúde (VISA) vem realizando uma série de vistorias com a utilização de drones para identificar locais com possíveis focos de dengue. Na tarde de segunda-feira, dia 19 de fevereiro, uma ação especial foi realizada nos bairros União e Lago Azul. Os drones são usados em locais de difícil acesso e visibilidade, viabilizando de forma mais rápida a investigação de denúncias, em uma parceria com a Guarda Municipal.

Pulverização e mutirão
Além dos drones, a VISA realiza diariamente visitas nas propriedades dos bairros do município e recentemente foi executada a pulverização com o inseticida Fludora que obedece normas técnicas e é distribuído pelo Estado. Este inseticida é preventivo e não é comercializado. A ação de pulverização deve se repetir no dia 21 de fevereiro nos outros cemitérios e demais pontos estratégicos monitorados. “Estamos aguardando outro tipo de veneno para começar a passar nas residências dos casos suspeitos, conforme nota do Centro Estadual de Vigilância em Saúde”, explica Eliane Fleck, coordenadora da VISA.

No sábado, dia 24 de fevereiro, os agentes de endemias, em parceria com a Secretaria de Obras (SEOSU), realizarão um mutirão de limpeza pelos bairros do município, começando pelo bairro Rincão dos Ilhéus. “Essa é mais uma das ações de prevenção realizadas pela Vigilância em Saúde, no combate à dengue”, diz Eliane. O mutirão ocorre das 9h às 12h. Além de recolher entulhos de possíveis focos de ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, a equipe da Vigilância em Saúde distribui folhetos explicativos sobre a prevenção da dengue.

Cuidados e prevenções

- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água, e mantenha a lixeira bem fechada;
- Mantenha suas calhas limpas e desentupidas, assim como canos e ralos;
- Mantenha sua caixa d'água limpa e com a tampa bem fechada, assim como tonéis e barris;
- Não deixe água acumulada sobre a laje, e elimine qualquer água que estiver parada;
- Encha de areia os pratos das plantas e os cacos de vidro nos muros;
- Utilize cloro para tratar a água de piscinas;
- Retire a água acumulada em flores e plantas;
- Caso tiver pneus velhos, faça furos ou mantenha-nos cobertos;
- Troque a água dos seus animais de estimação diariamente, e mantenha os recipientes limpos;
- Mantenha garrafas vazias, com a boca para baixo.

Como denunciar
Para realizar denúncias de possíveis focos de dengue ou descuidos com a proliferação da doença, você pode entrar em contato com a Vigilância através do número (51) 3551-1417 ou pelo e-mail (gabinete.secsaude@estanciavelha.rs.gov.br). Os horários de atendimento são de segunda a sexta das 7h às 12h e 13h às 17h.

Data de publicação: 19/02/2024

Créditos: Júlia Monteiro/PMEV