A Vigilância em Saúde aguarda a chegada de novo inseticida para aplicar em residências com casos suspeitos

Baseados nos alertas do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), está intensificando ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Atualmente, o município tem 16 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo destes, 9 positivos, 6 negativos e 1 aguardando resultado.

Com o aumento no número de casos suspeitos e positivos, a Vigilância em Saúde (VISA) intensifica ainda mais as ações de combate ao mosquito. Na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro, a equipe realizou a pulverização de veneno no Cemitério Municipal, um dos pontos estratégicos monitorados sistematicamente pela VISA. Conforme a agente de endemias Daiane Severo, estes dias pós chuva oferecem locais propícios para a proliferação do mosquito já que a fêmea deposita seus ovos em recipientes com águas paradas.

Na pulverização é utilizado o inseticida Fludora que obedece normas técnicas e é distribuído pelo Estado, mediante alguns critérios de avaliação. Este inseticida é preventivo e não é comercializado. A ação de pulverização deve se repetir no dia 21 de fevereiro nos outros cemitérios e demais pontos estratégicos monitorados. “Estamos aguardando outro tipo de veneno para começar a passar nas residências dos casos suspeitos, conforme nota do Centro Estadual de Vigilância em Saúde”, explica Eliane Fleck, coordenadora da VISA.

Mutirão de Limpeza
No sábado, dia 24 de fevereiro, os agentes de endemias, em parceria com a Secretaria de Obras (SEOSU), realizarão um mutirão de limpeza pelos bairros do município, começando pelo bairro Rincão dos Ilhéus. “Essa é mais uma das ações de prevenção realizadas pela Vigilância em Saúde, no combate à dengue”, diz Eliane. O mutirão ocorre das 9h às 12h. Além de recolher entulhos de possíveis focos de ovos e larvas do mosquito Aedes aegypti, a equipe da Vigilância em Saúde distribui folhetos explicativos sobre a prevenção da dengue.

Data de publicação: 15/02/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV