Cinco clínicas fizeram parceria com a Prefeitura de Estância Velha para a realização da “Castra Ação”

A primeira edição do “Castra Ação” ocorreu na quinta-feira, dia 18 de janeiro, e encaminhou 101 castrações de animais (entre cães e gatos). A ação da Prefeitura de Estância Velha movimentou diferentes bairros e localidades da cidade, com organização da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE). A campanha promove o controle populacional de cães e gatos no município, além de proporcionar mais saúde e longevidade para os bichinhos. “Essa ação é muito importante para a cidade, porque traz para diversas famílias e pets uma uma maior qualidade de vida”, comenta o secretário da SESEBE, José Dresch.

No bairro Encosta do Sol, loteamento Veneza, a Clínica Primavera realizou a examinação dos animais cadastrados antes de agendá-los para suas castrações. “Na minha opinião, essa ação é a melhor coisa, principalmente pra quem não tem condições. Já é a segunda vez que eu estou castrando meus animais com a Prefeitura”, conta Márcia Ulmi, moradora do Lago Azul que levou sua cachorrinha Mel para o exame. Outras clínicas resolveram utilizar de uma estratégia diferente, e transportavam no mesmo dia os animais para a castração, devolvendo às suas famílias no dia seguinte (19 de janeiro). A ação também ocorreu no PAC, nos bairros Sol Nascente, União e Rincão Gaúcho.

Chipagem
Todos os cães e gatos que forem castrados com a Prefeitura, na hora da cirurgia terão implantados o “microchip pet”. O aparelho é do tamanho de um grão de arroz e tem a função de armazenamento de informações sobre o pet, como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e até mesmo dados do tutor. O chip é importante para casos em que o bichinho se perder e dessa forma uma clínica ou ONG pode entrar em contato. O mesmo vale para casos de abandono no qual é possível saber quem praticou o ato. Vale ressaltar que o chip não faz rastreamento em tempo real, ele apenas serve como um identificador.

Quem tem direito e como solicitar a castração?
Para solicitar a castração é preciso entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654. O departamento realiza uma avaliação para saber se o solicitante está dentro dos critérios, que são: famílias de baixa renda com animais sem raça definida e adotantes da Feirinha de Adoção, que acontece todos os sábados na Praça Leonel Brizola, no Centro.

Data de publicação: 18/01/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Vitoria Constante e Júlia Monteiro (PMEV)