A Prefeitura trabalha em várias frentes quando o assunto é saúde e bem-estar da causa animal. Para além das campanhas de adoções de cães e gatos, a Administração realiza periodicamente campanhas de vacinação para prevenir zoonoses - doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas - e outras doenças para os pets. As ações de vacinação são realizadas pela Secretaria de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde.

A primeira etapa da Campanha de Vacinação de Zoonoses em 2024 já tem data marcada. Será no sábado, dia 13 de janeiro, na Praça Leonel Brizola (no Centro, em frente à Igreja Católica). A intenção é realizar a ação de vacinação para cães e gatos, das 9h às 12h, quando toda a população poderá aproveitar a oportunidade. Para participar, basta apresentar comprovante de residência em Estância Velha, documento de identificação e carteira de vacinação do pet (se não tiver Prefeitura fornece). Nesta edição, a campanha ocorre junto da Feira de Adoção de Cães e Gatos.

Nestas ações são oferecidas as vacinas antirrábica, para cães e gatos acima de três meses de vida, e polivalente múltipla, para os cães. Este último imunizante protege os animais contra as doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose.

458 animais vacinados em 2023
Ao todo, em 2023, as campanhas imunizaram 458 animais gratuitamente. Desse total, 68 gatos e 390 cães. Para receber as vacinas, os estancienses apenas precisam levar seus mascotes até o local designado pela SMS. As divulgações são realizadas sempre pelo site e pelas redes sociais da Prefeitura.

Os números da campanha em 2023
Total de animais vacinados: 458
68 gatos
390 cachorros