A Secretaria da Saúde (SMS) encerrou no ano de 2023 com mais uma etapa da capacitação dos profissionais da Saúde por meio do Núcleo Municipal de Saúde Coletiva (NUMESC)

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), encerrou no ano de 2023 a ação de capacitação dos profissionais da Saúde pelo Núcleo Municipal de Saúde Coletiva (NUMESC). O trabalho de capacitação permanente é fundamental para a qualificação dos profissionais, e tem o objetivo de melhorar o atendimento dos pacientes, trazer satisfação para as equipes e segurança para aplicação das técnicas ensinadas. Além disso, fortalece as equipes e o SUS. O NUMESC desenvolveu no mês de dezembro duas capacitações importantes para a qualificação dos processos de trabalho para as equipes da atenção básica. “Essas ações são de grande importância para os nossos profissionais e, por consequência, para nossa comunidade. Estarmos sempre atualizados com técnicas e informações relativas à saúde é um objetivo constante”, descreve o secretário de Saúde, Christian Silva.

Biossegurança em Odontologia
No dia 6 de dezembro, a cirurgiã dentista Taiane Abib ministrou a capacitação "Biossegurança em Odontologia na Atenção Básica", destacando a importância dos cuidados com a biossegurança no ambiente odontológico. O curso abordou práticas seguras, protocolos de esterilização e a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Aberto a todas as equipes de Saúde Bucal do município, incluindo dentistas e auxiliares de saúde bucal, a iniciativa buscou o fortalecimento e a conscientização sobre as medidas de prevenção, promovendo um ambiente odontológico mais seguro e eficiente. A partir desta capacitação será construído o Protocolo Municipal de Biossegurança para a atenção básica. Participaram desta atividade dezessete servidores.

Capacitação em desbridamento de feridas
Dia 12 de dezembro aconteceu a capacitação em "Técnicas de Desbridamento de Feridas", focada na atualização no tratamento de feridas. A capacitação foi ministrada pela enfermeira, professora e doutora Thamires de Souza Hilário, seguida pela aplicação prática das técnicas pelos enfermeiros que atuam na atenção básica e no Programa Melhor em Casa. Essa abordagem permitiu a aquisição de novas habilidades para aprimorar a prestação de cuidados especializados em feridas. A partir desta qualificação, será construído o Protocolo Municipal de Feridas para a Secretaria Municipal da Saúde. Participaram desta atividade 13 servidores.

Data de publicação: 20/12/2023

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV