A Guarda Municipal formou 5 novos integrantes!

A Guarda Municipal de Estância Velha agora conta com cinco novos integrantes. Na noite de quinta-feira, dia 14 de dezembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), junto com a própria Guarda Municipal, realizou a formatura dos novos agentes, que já estão aptos para atuação nas ruas e setores estratégicos. O evento ocorreu no Auditório do Instituto Senai de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente, e contou com a presença do prefeito Diego Francisco, do chefe da Guarda Municipal, Silvio Marques, do vice, Airton Haag, do titular da SESEBE, José Dresch, além de representantes do Legislativo Municipal e órgãos de segurança.

Os formandos são os remanescentes de uma turma de mais de 800 inscritos no concurso público iniciado em novembro de 2022 para Guarda Municipal. A aula inaugural foi realizada em setembro e desde então os alunos passaram por diversas capacitações, além de terem enfrentado uma bateria de aulas e provas, com uma carga horária de 729 horas. Entre os temas das capacitações foram realizadas aulas de Legislação, Armamento e Tiro, Tecnologias não-letais, Defesa Pessoal, Defesa Civil, Trânsito, Condução de Veículos de Emergência, entre outros.

Durante o evento, o prefeito Diego Francisco agradeceu o esforço do novo grupo de guardas e a dedicação de cada um para chegar até o momento da formatura. “Esse acréscimo é muito importante para todos nós de Estância Velha, contamos com vocês, e com certeza, vocês podem contar conosco”, citou. Em sua fala, o diretor da GM, Silvio Marques, ressaltou a possibilidade de qualificar ainda mais o atendimento à população. “Temos muito trabalho a realizar desde o advento da Lei Federal 13.022 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) que passou a exigir das GMs maior empenho direto na proteção da vida, nas ações preventivas/comunitárias e no ordenamento público, mediante ações efetivas na segurança pública da população. Por isso, essa parcela de mais cinco agentes ajudará muito”, destacou.

Para o secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar, José Dresch, a Guarda Municipal do Município é uma das melhores do País e o trabalho na área vai continuar nesse rumo. “Temos com certeza uma das melhores Guardas do Brasil. Isso é fruto de muito trabalho e para nós é uma honra entregar novos agentes para a comunidade”, afirmou. Ainda este ano a Prefeitura também entregou uma nova viatura para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu), novos coletes à prova de balas e inúmeros equipamentos de tecnologias não-letais.

Os novos Guardas:
Alexandre Ramos Amarante