A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), realizou na última sexta-feira, dia 8 de dezembro, a 2ª Conferência Municipal de Cultura. O objetivo do encontro foi ampliar o debate sobre a cultura no município, bem como discutir os seis eixos propostos pelo Ministério da Cultura: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Conforme o diretor de Cultura do Município, Raoni Forian, é muito importante o engajamento da comunidade cultural da cidade nestes encontros, para fomentar os eventos culturais de 2024. “Estância Velha está habilitada na Lei Aldir Blanc e na Lei Paulo Gustavo, o que garante apoio aos artistas locais, que desta forma podem contribuir para o crescimento cultural do Município”, explica Raoni.

Na Conferência Municipal foram escolhidos dois delegados, André Luis Fleck e Sandra Hess, que representarão Estância Velha na Conferência Estadual, que por sua vez indicará os delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Conferência Nacional, ainda sem data definida. A Diretoria de Cultura da Prefeitura pretende realizar mais encontros de mobilização da comunidade cultural a fim de fomentar eventos, sempre valorizando os talentos locais.

Data de publicação: 13/12/2023

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Sandra Costa (PMEV)