Com o intuito de manter os estoques de sangue disponíveis para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, a Secretaria da Saúde realiza neste mês de dezembro mais uma etapa da campanha “Doe Vida. Sua doação salva quatro vidas”. O consumo do sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: em anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. As doações ao Hemocentro de Porto Alegre ocorreram de forma contínua durante todo o ano de 2023.

O movimento de mobilização dos doadores durante o ano foi de responsabilidade dos Postos de Saúde, conforme cronograma estipulado pela Secretaria da Saúde. Nesta última etapa, no mês de dezembro, todas as unidades estão trabalhando no sentido de captar doadores. A data prevista para o deslocamento do grupo de doadores é 13 de dezembro, com saída às 7h15 ao lado do centro de Especialidades do centro (rua Adolfo Mattes). Os doadores serão transportados pela Prefeitura, receberão lanche após a doação, além de atestado para o dia.

A Agência Transfusional realiza o agendamento no Hemocentro e fica à disposição para esclarecimentos. “Importante destacar que somente o sangue doado ao Hemocentro de Porto Alegre pode ser destinado ao Hospital Municipal Getúlio Vargas”, explica Patrícia Rocha, coordenadora da Atenção Básica do município. Interessados em participar da última etapa do ano da campanha (13/12) podem entrar em contato com os Postos de Saúde de referência e fazer a inscrição, recebendo mais informações.

Data de publicação: 05/12/2023

Créditos: Sandra Costa/PMEV