A tradição surgiu na Alemanha, nos conventos e mosteiros da Idade Média, onde as famílias se reuniam no início do mês de dezembro para fazer os famosos biscoitos de natal. Nas casas alemãs, os biscoitos serviam de ornamentos para os pinheiros, e só poderiam ser comidos após a ceia natalina. Com o objetivo de resgatar o verdadeiro significado das bolachas decoradas de Natal, o 3º Natal Família de Estância Velha criou a Fábrica de Natal.

No prédio da antiga Prefeitura, as voluntárias da Cáritas da Igreja Católica do Centro compartilham seus conhecimentos culinários para a produção das famosas bolachas de Natal. Todos dias, de segundas a sexta-feira, a partir desta segunda-feira, dia 4, os alunos da rede de ensino do município, conforme agendamento da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), estarão visitando a Fábrica de Natal onde fazem a decoração das bolachinhas. O clima é de alegria e emoção para a garotada que se diverte e ainda saboreia a bolachinha feita com muito carinho pelas voluntárias da Cáritas. Durante a visita, as crianças participam ainda da hora do conto com professoras do Espaço Cultural. As crianças viajam no mundo encantado da data mais mágica do ano.

Visitação aberta à comunidade
A Fábrica de Natal também funcionará durante toda a programação de Natal de segundas a sexta-feiras, das 19h às 21h, e a participação é aberta à comunidade. A Fábrica fica na rua Presidente Lucena, 3454 (prédio da antiga Prefeitura). Nas segundas, quartas e sextas acontece a produção de bolachas de Natal e nas terças e quintas oficinas de artesanato, também com motivos natalinos.

A programação completa do Natal Família, que segue até dia 6 de janeiro e pode ser conferida aqui!

Data de publicação: 04/12/2023

Créditos: Sandra Costa/PMEV