Todo sábado tem feira de adoção na Praça Leonel Brizola, das 9 às 12 horas

A primeira edição do Outubro Rosa Pet, atividade da Prefeitura de Estância Velha, realizada pela Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE) foi um sucesso. Aliando orientações preventivas relativas ao câncer em cadelas e gatas, o evento também contabilizou 10 novas adoções (5 cães e 5 gatos) durante o sábado, dia 28 de outubro, na Praça Leonel Brizola, no Centro.

Quem aproveitou a oportunidade de levar para casa importantes esclarecimentos para a saúde de seu mascote foi o casal Rehnara Brena Carvalho, 30, e Guilherme Dias Cruz, 32. Moradores do Bairro Lago Azul, eles levaram a cadelinha Ametista, uma Dachshund de quatro anos, até a Praça, e foram atendidos pela médica veterinária Sabrina Pacheco. “Sempre que acontecem essas atividades procuramos participar, e como a Ametista já teve situações anteriores de saúde, achamos que seria importante comparecer”, citou Rhenara.

A importância da castração precoce
Já a veterinária Sabrina Pacheco, que trabalha no Hospital Veterinário Primavera, foi voluntária na programação. “Esse tipo de ação é muito importante. A maioria das pessoas não sabe, mas as cadelas mais velhas, depois de 6 ou 7 anos podem ter os hormônios desregulados e isso pode vir a gerar um câncer. Com a castração precoce, por exemplo, uma cadela tem menos chances de desenvolver câncer de mama. Nesse caso específico, o risco cai para 5 a 10%, dependendo de quando foi feita a castração”, informou.

Para o titular da SESEBE, José Dresch, a Administração está cada vez mais atenta em relação a programações preventivas e de educação em relação a causa animal. “Estamos sempre buscando novidades para que possamos gerar mais simpatia do público pela causa e levar mais informações a partir delas”, citou.

Todo sábado tem Feira de Adoção
A feira de adoção da Prefeitura ocorre todos os sábados, das 9 às 12 horas, na Praça Leonel Brizola, no Centro (em dias de chuva, ela migra para o Pavilhão de Atividades Culturais, PAC). A Praça Leonel Brizola, além de ser um ponto de integração entre os estancienses, é equipado com um “Cachorródromo”, que foi inaugurado em abril deste ano. No local há brinquedos para diversão dos pets e também visitantes. Além disso, a praça também conta com câmeras de monitoramento com reconhecimento facial.

Quem quiser adotar um mascote fora do horário da feira, pode entrar em contato com o Departamento da Causa Animal pelo telefone (51) 99673-8654.

Data de publicação: 01/11/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV