Os Postos de Saúde conquistaram a nota 8,3 de 10 na atual modalidade de financiamento do Ministério da Saúde

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), recebeu uma ótima notícia do Ministério da Saúde. No segundo quadrimestre do ano, a pasta atingiu uma expressiva nota no desempenho dos Indicadores do Previne Brasil (a atual modalidade de financiamento da atenção básica do Ministério). O registro foi de 8,3, de uma pontuação que vai até 10.

Para garantir as boas notas, a coordenação da Atenção Básica da SMS tem promovido diversas capacitações para os funcionários, além de buscar a sensibilização das equipes e monitoramento de indicadores. O trabalho é desenvolvido dentro das unidades de saúde e os indicadores são voltados para qualificação de pré-natal, saúde bucal, vacinação de crianças, saúde da mulher, atenção à saúde do hipertenso e diabético, além do cadastramento da população nos serviços de saúde. “Neste quadrimestre batemos todas as metas de pré-natal, por exemplo”, cita a Coordenadora de Atenção Básica da SMS, Patrícia Flores Rocha.

Capacitações
Na primeira semana de outubro, a Secretaria de Saúde promoveu mais uma capacitação sobre sistemas de informação e Programa Previne Brasil para médicos, enfermeiros e dentistas da atenção básica. Ao todo, 30 profissionais foram capacitados.

O município utiliza nas suas unidades de saúde o sistema ESUS-AB, fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde para os registros dos atendimentos. “O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso nos resultados, isso garante a saúde da população e retorno financeiro ao município”, explica Patrícia.

Data de publicação: 10/10/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV