Atividades ocorrem em diversos postos de saúde da cidade. Confira a programação completa!

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), promoverá uma série de atividades para celebrar o Outubro Rosa. As mulheres e toda a comunidade estanciense poderão participar de ações que vão desde encontros culturais, informativos e de conscientização, até realização de exames preventivos. A programação ocorrerá nos postos de saúde, acompanhando o perfil de cada bairro (confira calendário abaixo).

Conforme o prefeito Diego Francisco, a Secretaria de Saúde está sempre ativa na construção de políticas públicas e ações que visam o bem-estar da comunidade, e no Outubro Rosa, o foco é todo nas mulheres. “O Outubro Rosa é uma campanha mundial e de grande importância e é nosso dever ampliar cada vez mais a mensagem da prevenção e conscientização”, descreve. Como referência à campanha, o pórtico oficial da cidade também ganhou uma iluminação temática em tons de rosa.

Conforme a Coordenadora da Atenção Básica da SMS, Patrícia Rocha, o mês de outubro será rico em atividades. “Além das ações alusivas ao Outubro Rosa, teremos pesagem do Programa Auxílio Brasil, Campanha de Multivacinação e ações de saúde bucal e alimentação saudável”, aponta. A programação contará com a participação dos profissionais das unidades de saúde, assim como voluntários da comunidade sensibilizados com o tema. “É de grande importância a adesão da comunidade nestas ações de Prevenção e Promoção de Saúde”, reforça Patrícia.

Calendário do Outubro Rosa

Sábado, 7 de outubro, das 8 às 13 horas

Posto do Lago Azul
Ações de promoção à saúde voltada ao público feminino, atividades educativas com roda de conversa sobre câncer de mama e do colo uterino e exames preventivos do câncer de colo de útero. Ofertas de testes rápidos (para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites), reike, reflexologia podal, massagem, momento da beleza e coffee break.

Posto do Floresta, das 8 às 12h
Acompanhamento do Auxílio Brasil (pesagem e antropometria dos vinculados ao programa, atividades educativas e nutricionais). Atividade educativa de saúde bucal, avaliações de mamas e exames preventivos do câncer de colo de útero. Oficinas educativas, momento da beleza e coffee break.

14 de outubro, das 8 às 13 horas
Posto do Bela Vista
Acompanhamento do Auxílio Brasil (pesagem e antropometria dos vinculados ao programa, atividades educativas e nutricionais). Atividades educativas de saúde bucal como escovação e aplicação de flúor; orientações de higiene bucal e procedimentos agendados (previamente). Monitoramento vacinal em crianças e adultos para atualização do esquema vacinal. Atividades de enfermagem direcionadas às mulheres do programa buscando a prevenção do câncer de mama e útero e planejamento familiar.

Dia 21 de outubro
Posto do Centro (dia todo)
Atividades educativas, como prevenção ao câncer de mama, coletas citopatológicas, testes rápidos, prevenção de DSTs e agendamentos de exames de mama. Momentos de valorização da mulher, momento da beleza (massagem), coffee break e campanha de multivacinação.

Posto do Rincão Gaúcho (manhã e tarde)
Acompanhamento do Auxílio Brasil (pesagem e antropometria dos usuários vinculados ao programa) e campanha de multivacinação.

Posto do Rincão dos Ilhéus (manhã e tarde):
Acompanhamento do Auxílio Brasil (pesagem e antropometria dos usuários vinculados ao programa). Atividades de promoção de saúde com orientações de saúde bucal, atendimento e agendamento conforme necessidade e avaliação da equipe de saúde bucal, além da campanha multivacinação.

Posto do Rincão dos Ilhéus II (manhã e tarde)

Posto do Campo Grande: (manhã e tarde)
Acompanhamento do Auxílio Brasil (pesagem e antropometria dos usuários vinculados ao programa) juntamente com a campanha de multivacinação.

Todas as unidades de saúde estarão abertas no dia 21 de outubro (manhã e tarde) para a Campanha de Multivacinação.

Data de publicação: 05/10/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV