Investimento é de R$ 3,5 milhões para abastecimento de 25 mil pessoas. Rua vai ganhar nova pavimentação no trecho

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está concluindo seu trabalho de qualificação da rede de água e esgoto em Estância Velha. A cidade recebeu uma expressiva substituição de tubulação e adutora de abastecimento na Rua Portão, trabalho iniciado em junho. A obra beneficia cerca de 18 mil famílias de Estância Velha, e 8 mil famílias em Portão. O investimento total é de R$ 3,5 milhões

Outra melhoria foi a instalação de um novo dispositivo de rede, na Avenida Presidente Vargas. Trata-se de uma válvula controladora de nível (VCN), que vai permitir mais estabilidade no sistema, garantindo segurança de distribuição de água. As duas obras vão resolver um problema antigo de oscilações no abastecimento e perdas de água tratada nos dois municípios.

Para o prefeito Diego Francisco, as obras trarão um grande ganho para os moradores. “Sem dúvida alguma ter um serviço de abastecimento melhor e mais qualificado, com menos desperdício de água é essencial nos dias de hoje. Como toda grande obra, a situação mexeu com o trânsito da cidade, mas ainda teremos uma contrapartida com uma expressiva recomposição do asfalto das ruas onde ocorreram os trabalhos”, explica.

“Com satisfação novamente cumprimos o compromisso junto à população, entregando obras de relevância dentro do prazo programado, com a eficiência e qualidade necessária para o adequado atendimento às comunidades de Estância Velha e Portão. Tal resultado deve-se, principalmente, pelo comprometimento e alinhamento entre as entidades envolvidas”, explica o superintendente da Regional Sinos Corsan, Márcio Galarça.

Trânsito e asfalto novo na rua
Na via, uma das mais movimentadas da cidade, o trabalho pode impactar diretamente no trânsito e na movimentação dos moradores e comércio local. Conforme a Corsan, tão logo o clima permita, a via receberá, em toda extensão da substituição de redes, uma nova pavimentação asfáltica, prevista para conclusão ainda em dezembro. Os locais dos reparos recebem sinalização.

Na quarta-feira, dia 27 de setembro, a Corsan realizou uma nova abertura da rua para inspeção e preparação dos novos trabalhos (na esquina da Av. Presidente Vargas com Presidente Lucena e também com a Rua São Pedro). Na quinta-feira, dia 28, esses locais poderão ter o trânsito bloqueado para que os trabalhos sejam realizados.

Abastecimento de água interrompido
Na quinta-feira, dia 28, está prevista a realização das interligações da nova adutora, que foi instalada através do método não destrutivo – MND, serviço que ocorre das 8 às 17 horas. Neste dia haverá interrupção do abastecimento de água neste período, com o retorno de forma gradual depois das 17 horas e normalização a partir das 19 horas. O município de Portão também será afetado.

Liberação da via
Conforme a Corsan, está previsto para o dia 3 de outubro a liberação total do trânsito da esquina da Av. Presidente Vargas com a Rua São Pedro.

Caminhão Pipa
A Corsan vai disponibilizar caminhões-pipa para atender serviços públicos que por ventura necessitem de abastecimento.

Fonte: PMEV/Corsan

Data de publicação: 27/09/2023