População poderá continuar recebendo atendimento em Unidades Básicas e no Hospital Municipal Getúlio Vargas

Com o proclamado fim da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, a estabilidade dos casos e a baixíssima procura, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está desativando o Centro Covid. O local foi criado em meio às emergências da pandemia, e sistematicamente, com o avanço das campanhas e das vacinações, foi registrando cada vez menos procura. O chamado Centro de Referência Respiratória fica na Rua Adolfo Mattes, 117, no Centro, e atenderá pela última vez na sexta-feira, dia 22 de setembro.

Conforme o prefeito Diego Francisco, esta é uma evolução representativa, que mostra que o Município e o Estado estão superando a doença. “Ele foi uma ação importante para os momentos mais sensíveis que enfrentamos. Com certeza ajudou a salvar muitas vidas”, pontua. O secretário de Saúde de Estância Velha, Christian Silva, reforça que a SMS está avaliando há pelo menos seis meses o número de atendimentos. “Desde março o número de procura começou a diminuir expressivamente, aproveitamos o Centro para outras necessidades, como doenças respiratórias nos meses de inverno, mas felizmente há menos procura, e por consequência, menos doenças”, explica.

Comunidade deve buscar Unidades Básicas de Saúde
O Centro Covid foi idealizado em 2020. Com o fim de seu ciclo, a orientação é de que a comunidade busque o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ou mesmo no Hospital Municipal Getúlio Vargas.

Redução na procura pelo atendimento COVID-19:

Swabs (teste do cotonete):
Maio - 195
Junho - 38