A primeira ação proposta pela equipe gestora da SEMEC é o início de um grupo de estudos com projeto de potencializar os espaços externos nas escolas, a partir da escuta das crianças

A Secretaria de Educação e Cultura está planejando ações conectando o município com a lei recentemente sancionada, que faz de agosto o Mês da Primeira Infância, durante o qual deve ocorrer a promoção de ações de conscientização sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças de até seis anos de idade e às suas famílias. 

Para o secretário de Educação, Gustavo Guedes, “a primeira infância é o período no qual é importante dar ênfase às ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de fortalecer as relações e a confiança através do brincar”, explica Guedes. 

A primeira ação proposta pela equipe gestora da SEMEC é o início de um grupo de estudos com projeto de potencializar os espaços externos nas escolas, a partir da escuta das crianças. Este projeto piloto será realizado nas escolas EMEI Rincão dos Gauchinhos, EMEI Criança Feliz, EMEI Estância das Crianças e EMEF José de Alencar. A primeira reunião com as equipes gestoras destas escolas, para o planejamento das atividades, será no dia 11 de agosto, na SEMEC.  

Ainda no mês de agosto será realizada uma “Blitz Brincante”, nas escolas, com o objetivo de criar memórias afetivas entre pais e filhos. A ação consiste em incentivar os adultos a brincarem, cantarem e contarem histórias com as crianças. A ideia é ampliar, na sequência, a Blitz para outros locais envolvendo toda a comunidade.  

Outras ações estão sendo planejadas, inclusive com a participação das demais secretarias, a fim de integrar todas as áreas no cuidado com a primeira infância.

Data de publicação: 02/08/2023

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV