O prefeito Diego Francisco assinou na manhã desta quarta-feira o Termo de Fomento garantindo o repasse de R$ 180.000 mil (em 12 parcelas mensais de R$ 15.000 mil) à Liga Feminina de Combate ao Câncer, no ato representada pela sua presidente Cristiani Fleck Christi. Conforme a presidente da LFCC, o recurso será destinado à prestação de assistência aos portadores de neoplasia (câncer), de qualquer gênero idade, residentes em Estância Velha. “Não temos como mensurar a importância do auxílio financeiro que estamos recebendo da administração. Com certeza é uma grande alegria saber que poderemos seguir auxiliando essas pessoas e suas famílias que tanto necessitam de apoio num momento tão delicado pelo qual passam ao descobrirem a doença”, explica a presidente da Liga Cristiani Christi. “A administração não mediu esforços para confirmar este repasse. Entendemos que a Liga desenvolve um trabalho de extrema importância para a comunidade estanciense. Nós somos parceiros de todas as iniciativas que venham agregar qualidade de vida para a nossa população”, comenta o prefeito Diego Francisco.

O valor será utilizado para o suporte psicológico ao enfermo e à família da pessoa que padece da doença: para a prestação de auxílio-alimentação, vestuário e transporte necessário para os locais em que a pessoa enferma realiza o tratamento; para o encaminhamento de exames (que são realizados por intermédio de clínicas e médicos parceiros da Instituição); o fornecimento de medicamentos indispensáveis ao tratamento para os portadores da doença, incapazes de custear seu tratamento e que não o tenham recebido do Sistema Único de Saúde em tempo hábil; a realização de palestras e confecção de material informativo para a conscientização e a educação da população: a realização de campanhas com exames médicos e laboratoriais preventivos.

A LIGA

A Instituição – Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estância Velha (LFCC-EV) - foi fundada em 04 de setembro de 1989, visando auxiliar mulheres portadoras de neoplasia maligna, embora atualmente tenha estendido o atendimento também a pessoas do sexo masculino. No dia 03 de novembro de 2005, mais uma vez contando com o trabalho voluntário de todos os colaboradores da Instituição, a Liga/EV formalizou sua existência por meio da inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Importante ressaltar que, desde a fundação (que ocorreu em 1989), e mesmo depois de sua inscrição formal no CNPJ (que ocorreu em 2005), a LFCC-EV vem exercendo suas atribuições, principalmente, por meio do voluntariado, já que dos 23 colaboradores, apenas 2 não são voluntários. A assistência prestada pela LFCC-EV ao portador da doença e à família é parte fundamental na terapia até a possível cura, pois otimiza o tratamento e, simultaneamente, dá ao enfermo e aos seus familiares o amparo que muitas vezes o Poder Público não é capaz de ofertar em tempo hábil.

Data de publicação: 26/07/2023

Créditos: Sandra Costa