As duas vacinas estão disponíveis em todos os Postos de Saúde no horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 16h30, e também no horário do trabalhador de cada unidade de saúde

A Secretaria da Saúde está convocando adolescentes para tomarem a dose da vacina Meningocócica ACWY (contra meningite), excepcionalmente liberada para jovens de 11 a 15 anos até o final do mês de julho, conforme instruções do Ministério da Saúde. O Calendário Nacional de Vacinação libera a vacina de 11 a 14 anos, porém, até o final do mês de julho a idade foi ampliada para até 15 anos de idade. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.

O Ministério da Saúde distribui a vacina meningocócica ACWY (conjugada) mensalmente aos estados. A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

A vacina contra o HPV também está liberada para adolescentes de 9 a 14 anos de idade, independente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção do câncer. 

As duas vacinas estão disponíveis em todos os Postos de Saúde no horário de atendimento das 8h às 12h e das 13h às 16h30, e também no horário do trabalhador de cada unidade de saúde. Conforme Eliane Fleck, coordenadora da Vigilância em Saúde, “o recesso escolar é uma boa oportunidade para que os adolescentes procurem os postos de saúde e coloquem as vacinas em dia.”

Data de publicação: 19/07/2023

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV