Um áudio com conteúdo mentiroso, cuja finalidade é gerar pânico e causar insegurança à população, passou a circular na noite desta sexta-feira, dia 14, nas mídias sociais e grupos de WhatsApp. O autor do referido áudio relata ter obtido informações com membros da Secretaria de Segurança sobre um suposto risco de ataque a escolas no dia 20.

A forma como o autor do áudio conduz a narrativa, sem provas concretas e usando um texto-base idêntico a tantos outros áudios que passaram a circular nas mídias sociais após o atentado a uma creche de Blumenau (SC), indicam se tratar de uma fake news. A Prefeitura de Estância Velha vem à público esclarecer que, de fato, o conteúdo do referido áudio é mentiroso. A Secretaria de Segurança não reportou nenhuma suposta ameaça de ataque a escolas na referida data.

Portanto, não confie em quem produz ou compartilha fake news.

A partir do momento em que tomou conhecimento da circulação do áudio, no final da tarde desta sexta, a Secretaria de Segurança realizou uma força-tarefa e conseguiu identificar o autor do áudio criminoso. O homem, que é morador da cidade, foi denunciado à Polícia Civil ainda na noite de hoje. A polícia deve abrir inquérito policial para apurar o fato com a finalidade de responsabilizá-lo criminalmente.

A Prefeitura informa que usará o rigor da lei para quem age de má-fé para causar pânico, medo e insegurança na cidade. A Administração se compromete, ainda, a comunicar os estancienses caso surja alguma ameaça concreta de ataque a escolas da cidade.

O governo tem tomado diversas medidas para aumentar a segurança nas escolas do município, e seguirá em busca de novas ferramentas e ações. Há cerca de um mês, todas as 26 escolas municipais estão com o botão pânico funcionando, o que possibilita acionar socorro imediato em caso de ameaça. Além do botão pânico, foi instalado o sistema de reconhecimento facial nas escolas. Este projeto está na fase de formação de banco de dados.

Data de publicação: 15/04/2023

Créditos: Isaías Rheinheimer