Nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores, cerca de noventa pessoas participaram da 10ª Conferência Municipal da Saúde, organizada pela Secretaria da Saúde. Entre os participantes estavam presentes os prestadores de serviços ao Sistema Único de Saúde, trabalhadores da saúde, gestores do Sistema Único de Saúde, e população usuária do SUS. A articulação municipal é o primeiro passo do processo de diálogo com a sociedade. O movimento é continuado pela Etapa Estadual da Conferência. Por fim, a Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), conclui o processo e traça diretrizes para a melhoria da saúde pública no Brasil para os próximos anos.

Na etapa municipal foi debatido o tema e os eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Saúde, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e os eixos temáticos que foram debatidos, “o Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, e “amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.”

Os grupos discutiram cada eixo e apresentaram as propostas. Após a elaboração do documento final foram eleitos os delegados que vão defender as propostas na Conferência Estadual.

Delegados e suplentes eleitos para Etapa Estadual

Representantes dos Usuários SUS