Seguindo na campanha “Doe Vida, sua doação salva 4 vidas” coordenada pela Agência de Transfusão do Hospital Municipal Getúlio Vargas, no mês de fevereiro a responsabilidade em organizar o grupo de doadores é do Posto de Saúde Rincão dos Ilhéus 1. A campanha prevê a doação mensal de sangue no Hemocentro de Porto Alegre, com transporte e agendamento sob responsabilidade da Secretaria da Saúde do município. Cada mês uma unidade de saúde ficará responsável em mobilizar a sua comunidade a exercer a boa ação e salvar vidas. O objetivo é manter os estoques disponíveis para o Hospital Getúlio Vargas.

A segunda etapa prevista para o deslocamento do grupo de doadores é dia 15 de fevereiro, com saída às 7h30 no Posto de Saúde do Centro, passando pelo Posto do Rincão. Os doadores serão transportados pela Prefeitura, receberão lanche após a doação, além de atestado para o dia. A Agência Transfusional realiza o agendamento no Hemocentro e fica à disposição para esclarecimentos. “Importante destacar que somente o sangue doado ao Hemocentro de Porto Alegre pode ser destinado ao Hospital Municipal Getúlio Vargas”, explica Patrícia Rocha, coordenadora da Atenção Básica do município.

Interessados em participar do grupo (15/02) podem entrar em contato com o Posto de Saúde do Rincão 1 e fazer a inscrição, recebendo mais informações.

REQUISITOS PARA SER DOADOR
» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial

Data de publicação: 03/02/2023

Créditos: Sandra Costa