Ao longo de 2023, serão 26 ações por toda a cidade de Estância Velha.

Um dos programas que mais trouxe a participação dos moradores de Estância Velha para ajudar na preservação do meio ambiente está de volta. Oferecido pela prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, o programa LEV oferta à comunidade ecopontos itinerantes (containers) para o recolhimento de entulhos. A primeira edição deste ano acontecerá neste final de semana, de 27 a 30, no bairro Floresta, na rua Zeno Schmiedel, junto ao campo do Floresta. Ao longo de 2023, serão 26 ações por toda a cidade de Estância Velha. 

A ação foi criada para facilitar o descarte do material que não é recolhido pela coleta seletiva do município. O programa começou em 2021 e, desde então, 32 edições foram realizadas com cerca 800 toneladas de resíduos coletados, demonstrando a eficiência do programa e a aceitação por parte da comunidade. Os containers sempre ficam em locais específicos durante todo o final de semana designado para aquele endereço.

“Muitos são os pontos positivos do programa, como a diminuição do descarte nas ruas, em frente às residências, e a criação do hábito da população no descarte correto de entulhos. Embora a aceitação da ação seja uma realidade, é importante destacar que a população precisa respeitar o calendário do ecoponto itinerante, e depois não usar a área para descarte sistemático” destacou Viviane Diogo, secretária de Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura. 

Os locais onde os contêineres são colocados pela administração foram estrategicamente escolhidos e, alguns bairros maiores receberam duas edições para que fosse realizada uma cobertura maior de todo o bairro. Também vale lembrar que resíduos domésticos, hospitalares, e industriais não podem ser descartados no ecoponto. 

O que pode:
Entulhos (concreto, tijolos, telhas)
Madeira de construção
Resíduos de jardinagem
Móveis, sofás, vasos 

O que NÃO pode:
Resíduos domésticos
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos de saúde
Resíduos industriais

Próximas datas do LEV 2023:

10/02 a 13/02 - Bairro União (Tico-Tico)
Av. Ernesto Gerhardt Mattes, em frente ao campo do Estância

24/02 a 27/02 - Bairro Rincão Gaúcho
Rua Emílio W. Scherer, ao lado da EMEF Marechal Cândido Rondon

10/03 a 13/03 - Bairro Encosta do Sol (Veneza)
Rua das Gérberas, junto à Associação de Moradores

Data de publicação: 26/01/2023

Créditos: Wesley Wierganowiez

Créditos das Fotos: Wesley Wierganowiez/PMEV