O prefeito de Estância Velha Diego Francisco recebeu na tarde desta quarta-feira, 04, alunos da rede municipal que foram premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Seis alunos foram agraciados com brindes e um certificado pelo excelente desempenho na competição.

Estiveram presentes no gabinete do prefeito os estudantes Luciane Frai de Souza (Escola Fernando Ferrari), Luan Hartmann de Oliveira (Escola Selvino Ritter), Lucas Jacob (Escola Otávio Rocha), Luisa Heck (Escola Ervino Arthur Ritter), Evelyn Robinson Ferreira (Escola Anita Garibaldi) e Gabriel Henrique Kuhn (Escola Fernando Ferrari).

Ao todo foram nove estudantes que estudam em escolas municipais e um que estuda numa escola estadual premiados com medalha ou menção honrosa na edição deste ano da Olimpíada, criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o objetivo de popularizar o ensino dessa disciplina e identificar novos talentos.

“Recebi essa notícia com alegria e estou orgulhoso com o desempenho dos nossos estudantes. O mérito é todo deles, pelo empenho nos estudos, mas também tenho certeza de que esse resultado é reflexo dos investimentos que temos feito na Secretaria de Educação”, disse o prefeito Diego Francisco.

Os três alunos estancienses medalhistas foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (Pic), com uma bolsa mensal no valor de R$ 100. O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online.

Premiados - nível 1 (6º e 7º ano)
Luciane Frai de Souza - Escola Fernando Ferrari - medalha de bronze
Marcelo Hoffelder Haag - Escola Walter Jacob Bauermann - medalha de bronze
Samuel Spengler Haag - Escola Princesa Isabel (rede estadual) - medalha de bronze