A vacina pode ser aplicada concomitantemente com as demais vacinas do calendário normal de vacinação infantil

Na quarta-feira, dia 23, Estância Velha começa a vacinar crianças de seis meses a dois anos, com comorbidades, contra a Covid-19. A Secretaria de Saúde do Estado prometeu liberar nesta terça-feira, dia 22, doses da vacina Pfizer Baby para aplicar neste público-alvo. 

A vacina baby será aplicada em três doses (aplica a 1ª dose, após 4 semanas aplica a 2ª dose, e após 8 semanas aplica a 3ª dose). A vacina pode ser aplicada concomitantemente com as demais vacinas do calendário normal de vacinação infantil. 

Devido ao baixo número de vacinas que o município irá receber neste início de vacinação, a Vigilância em Saúde decidiu centralizar a imunização em três postos de saúde neste primeiro momento: Posto de Saúde Rincão dos Ilhéus 2 (segundas-feiras), Posto de Saúde Lago Azul (segundas-feiras), Posto de Saúde Floresta (quartas-feiras), das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Nos postos do Rincão e do Lago Azul, no turno da noite, a vacinação acontece das 17 às 20 horas (horário da Saúde do Trabalhador). O atendimento é com livre demanda, ou seja, sem a necessidade de marcação de horário. Para vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS, Caderneta de Vacinação, comprovante de residência, e comprovante de comorbidade da criança. 

FAIXA ETÁRIA LIBERADA

A Vigilância em Saúde informa também que na quarta-feira, 23, receberá mais doses da vacina, para as faixas etárias liberadas. Na quinta-feira, 24, todas as unidades de saúde já estarão aplicando a vacina normalmente. “Por conta do aumento da procura, algumas unidades ficaram desfalcadas da vacina, o que deve ser resolvido com a chegada de mais doses na quarta-feira”, comenta Eliane Fleck, coordenadora da Vigilância em Saúde de Estância Velha.

Atualmente estão liberados para serem vacinados, a 4ª dose de pessoas acima dos 30 anos, 4ª dose de pessoas acima dos 18 anos com comorbidades, e crianças de 3 a 4 anos. Como alguns postos de saúde ainda têm a vacina, a coordenadora sugere que a comunidade se informe por telefone antes do deslocamento, até a próxima quinta-feira, quando a situação estará normalizada.


Data de publicação: 21/11/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!