Todos os Postos de Saúde realizaram ações de conscientização e orientação sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Palestras, exames rápidos e muitas outras atividades foram realizadas com as usuárias da rede básica de saúde estanciense

Uma palestra com a enfermeira Neiva Willers marcou o encerramento das atividades alusivas ao mês Outubro Rosa na rede básica de Estância Velha. A ação aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, na sala de reuniões da Unidade de Saúde da Família Rincão dos Ilhéus II, no bairro Rincão dos Ilhéus. Cerca de vinte mulheres ouviram as orientações e fizeram perguntas à enfermeira chefe da unidade de saúde. De forma leve e descontraída, Neiva orientou as participantes, que tiraram muitas dúvidas. A enfermeira explicou que o auto exame ajuda a detectar possíveis problemas, que depois são confirmados ou não no posto, e encaminhados para exames. “É bem simples, e não tem mais fila. Assim que detectado algum problema, o exame é marcado e feito em poucos dias de forma gratuita pelo SUS”, afirma a enfermeira.

No final da atividade, as mulheres ganharam mimos como panos de prato e tapetes, feitos pelo grupo de arteterapia do próprio posto, além de bombons. Para contemplar as mulheres que, mesmo com chuva, compareceram na atividade, houve um sorteio de embelezamento no local, oferecido por voluntárias da comunidade. As sorteadas puderam arrumar unha, cabelo e fizeram maquiagem. Sandra Wiecorek, 52 anos (completados no último sábado), moradora do bairro foi uma das sorteadas. Durante o seu embelezamento, aproveitou para elogiar a iniciativa da equipe de saúde, e falar sobre a importância da prevenção da doença. “Achei maravilhosa a iniciativa delas, a prevenção é sem dúvida o melhor remédio. Eu estou em dia com todos os meus exames, e isso me deixa bem tranquila”, disse Sandra.

A enfermeira Neiva contou ainda que durante todo o mês, foram realizados contatos individuais e conversas com as mulheres que compareceram na unidade de saúde. Todos os Postos de Saúde realizaram ações de conscientização e orientação sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Palestras, exames rápidos e muitas outras atividades foram realizadas com as usuárias da rede básica de saúde estanciense.

Data de publicação: 31/10/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV