Desde o início do programa já foram coletadas 702 toneladas de resíduos

O programa de recolhimento de entulhos com o ecoponto itinerante foi criado para facilitar o descarte do material que não é recolhido pela coleta seletiva do município. Desde o início do programa já foram coletadas 702 toneladas de resíduos, demonstrando a eficiência do programa e a aceitação por parte da comunidade. Foram realizadas oito edições em 2021, e até o momento dezessete edições em 2022. 

Conforme Viviane Diogo, secretária de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, muitos são os pontos positivos do programa, como a diminuição do descarte nas ruas, em frente às residências, e a criação do hábito da população no descarte correto de entulhos. Embora a aceitação da ação seja uma realidade, é importante destacar que a população precisa respeitar o calendário do ecoponto itinerante, e depois não usar a área para descarte sistemático. 

Os locais foram muito bem planejados, e inclusive alguns bairros maiores recebem duas edições para que seja maior a cobertura de todo o bairro. Também vale lembrar que resíduos domésticos, hospitalares, e industriais não podem ser descartados no ecoponto. 

No último final de semana, os papa entulhos ficaram à disposição na rua Gregório de Matos, altura da rua Tobias Barreto, Centro/Floresta. A próxima edição será de 14 a 17 de outubro, no bairro Rincão Gaúcho, na rua Emílio Valdemar Scherer, ao lado da Emef Marechal Cândido Rondon.        


O QUE PODE
Entulhos (concreto, tijolos, telhas)
Madeira de construção
Resíduos de jardinagem
Móveis, sofás, vasos 

O QUE NÃO PODE
Resíduos domésticos
Animais mortos
Resíduos hospitalares
Resíduos de saúde
Resíduos industriais

Data de publicação: 04/10/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV

Compartilhe!