Primeira edição acontece na sexta-feira, 26 de agosto no Rincão dos Ilhéus

A Prefeitura Municipal de Estância Velha, através do Departamento de Cultura, apresenta na sexta-feira, 26 de agosto, um espetáculo voltado às culturas tradicionais da cidade. O evento será realizado na sede da Associação Asas da Liberdade, localizada no bairro Rincão dos Ilhéus, na rua Cândido Portinari, 30, ao lado da comunidade da Igreja São Francisco. O espetáculo que inicia às 20h30 tem entrada gratuita, e classificação etária  livre.  

O Show “Asa Wa” foi planejado para atender as premissas educativas, e de vivência e acesso democrático à multiculturalidade do município. Nesse sentido, irá reunir os três principais movimentos culturais da cidade em um só palco: germânico, tradicionalista e afro-brasileiro, em um roteiro onde cada movimento tem seu ponto de protagonismo, e de forma sequencial, oportunizando o intercâmbio cultural e a vivência das múltiplas expressões. 

A expressão Asa Wa deriva do idioma Iorubá, de origem africana, cuja tradução literal significa “nossa cultura", indicando unidade e posse do que é comum a todos. O idioma Iorubá é falado por cerca de 50 milhões de pessoas na África, entre falantes nativos e povos que o tem como segunda língua. 

O Show apresentará artistas locais como folcloristas, dançarinos e passistas, e utilizará identidade visual adequada a cada forma cultural representada. Esta é a primeira etapa na programação do projeto “Cultura nos Bairros” que prevê outras atividades, levando cultura ao encontro da comunidade, também nos bairros.

Data de publicação: 23/08/2022

Créditos: Sandra Costa