A decisão de reativar a Romu já vinha sendo arquitetada há algum tempo e se mostrou urgente após recentes relatórios de inteligência indicarem a necessidade de aumento das ações policiais no Vale do Sinos.

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupamento tático e operacional da Guarda Municipal, foi reativada pela Secretaria de Administração e Segurança Pública. Desde ontem, dia 10, os policiais iniciaram o trabalho ostensivo, cuja finalidade é intensificar o policiamento na cidade, especialmente em regiões consideradas sensíveis pelas autoridades de segurança, como as divisas de área.

A decisão de reativar a Romu já vinha sendo arquitetada há algum tempo e se mostrou urgente após recentes relatórios de inteligência indicarem a necessidade de aumento das ações policiais no Vale do Sinos. “Vamos dedicar parte da nossa tropa, que é composta por agentes extremamente competentes e treinados para atuarem em missões especiais de policiamento”, explicou o prefeito Diego Francisco no ato que simbolizou a retomada do grupamento. 

Diego estava acompanhado do secretário de Administração e Segurança, José Dresch, e do comandante da Guarda Municipal, Sílvio Marques. O secretário destaca que a onda de crimes violentos que ascenderam no Vale do Sinos há uma semana só reforça a importância da retomada da Romu. “Quando começamos a definir a estratégia da nova Romu, ainda não havia iniciado a guerra entre facções na região. Mas, o que importa é que, neste momento de tensão, estamos com equipes preparadas para proteger a sociedade estanciense”, opina José Dresch. 

O comandante da Guarda acrescenta que, com mais esse reforço operacional, a Administração pretende colaborar com as demais forças de segurança estadual e federal no incremento e na melhoria da segurança da comunidade.

Data de publicação: 11/08/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer

Créditos das Fotos: Isaías Rheinheimer/PMEV

Compartilhe!