A Prefeitura pagará o valor retroativo, de janeiro e junho, para os servidores ativos e inativos que possuem paridade em julho.

O prefeito Diego Francisco aproveitou uma formação continuada dos professores para comunicar que a categoria passará a receber o piso nacional do magistério a partir de julho. O anúncio ocorreu na noite desta quarta-feira, dia 22, durante evento realizado no Teatro Feevale, que reuniu em torno de 400 profissionais da educação. 

A decisão de pagar o piso ocorreu após um longo período de análise das finanças públicas, em especial no que o pagamento implicaria no índice da folha salarial do Executivo. “Se fosse da minha vontade, e apenas dela, muito já teria sido resolvido há mais tempo, porém como gestor precisamos fazer escolhas e tomar decisões que sejam pautadas pelo bem da administração pública, da comunidade, e claro, dos servidores públicos de Estância Velha”, colocou o prefeito antes comunicar a decisão do governo.

Ao confirmar o pagamento do piso, algo que estava em negociação com a Associação de Professores (Asspe), as professoras e professores explodiram em vibração. Além de pagar o piso, o chefe do Executivo explicou que o governo negociava com a Asspe o pagamento do valor retroativo de forma parcelada no ano que vem. “Mas decidi diferente. Para quem já esperou tanto, não é justo esperar mais, por isso, os valores de janeiro e junho para os servidores ativos e inativos que possuem paridade serão pagos durante em julho, de uma só vez”, garantiu.

FORMAÇÃO CONTINUADA
Após saberem que passarão a receber o piso, os professores prestigiaram a palestra do professor Max Haetinger, Doutor em Ciências da Educação e especialista em Criatividade e em Tecnologias Aplicadas na Educação. 

Durante sua fala, o professor Max usou a irreverência e seu conhecimento para abordar temas como criatividade, aprendizagem lúdica, jogos e dinâmicas na educação, educação cooperativa, redes e comunidades de aprendizagem, motivação e trabalho em equipe, tecnologias na educação, metodologias ativas no ensino presencial, híbrido e a distância.

"O professor Max trouxe em sua fala a importância da docência, valorizando as relações, pois as construções acontecem na coletividade. Ele reforçou a importância das metodologias ativas, o que vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela Semec junto às equipes", pontua Anelise Müller, diretora Pedagógica da Secretaria de Educação (Semec).

Data de publicação: 23/06/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer

Créditos das Fotos: Richard Silva/PMEV

Compartilhe!