Estância Velha irá construir, gratuitamente, dez açudes para combater a seca e para alimentar animais em propriedades rurais do município. Nesta sexta-feira, dia 25, ocorre o cadastramento dos agricultores interessados em obter um destes açudes.

As inscrições serão realizadas presencialmente no Auditório da Prefeitura, das 8 às 12 horas. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos: documento de identidade, comprovante de residência, bloco de Produtor Rural, comprovante do Imposto sobre a Propriedade Rural, declaração de aptidão ao PRONAF/DAP, CAR da propriedade, e emissão de, no mínimo, duas notas no Bloco de Produtor Rural em 2021.

Os detalhes do edital podem ser conferidos no link https://leis.estanciavelha.rs.gov.br/acessos/consolida/edital/iRkOt9kIk7XWQdS.html

A Prefeitura foi contemplada pelo Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS e tem como objetivo incentivar a utilização de reservação de água nas propriedades agrícolas de forma adequada, sob o ponto de vista técnico e ambiental, para abastecer os sistemas de irrigação projetados, dessedentação animal e assim, amenizar os impactos das estiagens no Rio Grande do Sul.

O prefeito Diego Francisco explica que além dos açudes, “que chegam para combater a estiagem que afeta a produção agrícola”, a Prefeitura também irá perfurar poços para abastecer algumas localidades que sofrem com a falta de água. “Estamos aproveitando todas as oportunidades que surgem em busca de investimentos e melhorias para nossa cidade e nossa população. A conquista de recursos deste programa é mais um exemplo”, afirma.

Data de publicação: 24/02/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer