A atividade acontece na Emef Nicolau Anselmo Wecker do bairro Rincão dos Ilhéus
O evento marca também a celebração da Semana do Hip Hop, instituída no calendário cultural de Estância Velha com data comemorativa em 12 de novembro. A programação contará com apresentações musicais, intervenções artísticas e um show de rap protagonizado pelos próprios alunos do 8º e 9º ano, que participaram do projeto.
O encerramento contará com apresentações musicais e intervenções artísticas produzidas pelos próprios alunos, simbolizando o resultado das experiências vividas ao longo do projeto. Na atividade de encerramento do projeto com Show de RAP, também ocorre a celebração da Semana do Hip Hop.
Partiu Cultura: Transformando Vidas
O projeto, voltado ao segmento cultural, busca promover o desenvolvimento pessoal, social e emocional de jovens em situação de vulnerabilidade. Com oficinas artísticas e ações de apoio psicológico, o programa reforça o compromisso com a educação de qualidade, a inclusão social e o bem-estar emocional dos estudantes, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4, 10 e 11 da ONU.
Fizeram parte das atividades, oficinas de cinema, rima e gravação profissional, dança urbana, grafite, audiovisual e rodas de conversa com psicólogos e artistas convidados. O projeto também contou com terapia cognitivo-comportamental. Além de oferecer acesso gratuito às atividades culturais, o Partiu Cultura incentiva o protagonismo juvenil e a integração entre escola, família e comunidade, fortalecendo laços e despertando talentos.
Transformação e legado
O “Partiu Cultura” reforça a importância de investir em políticas públicas que unem cultura, educação e saúde mental como ferramentas de transformação social. A integração do acompanhamento psicológico às práticas culturais amplia a capacidade dos jovens de lidar com emoções, fortalecer a autoestima e construir trajetórias positivas.
“Com o apoio da comunidade escolar, o projeto deixa um legado duradouro: jovens mais conscientes, resilientes e engajados em suas realidades — verdadeiros agentes de mudança dentro e fora da escola”, comenta Juliana Michaelsen, diretora de Cultura do município e coordenadora do projeto.
Serviço:
O quê: Encerramento projeto Partiu Cultura e celebração da Semana do Hip Hop
Quando: Segunda-feira, 17 de novembro, às 8h30
Onde: Emef Nicolau Anselmo Wecker (rua Germano Leuck, 900 - Rincão dos Ilhéus)
Data de publicação: 13/11/2025
Créditos: Sandra Costa/PMEV
Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV